segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rúbrica Queen B Gala 10


Pela última vez queridos leitores?

Começo esta rubrica com uma interrogação porque na verdade não sei se vos volto a escrever ou se é esta a última vez que se justifica que venha aqui dar o meu “bitaite”. Será provavelmente a minha rubrica mais curta. Primeiro, porque obviamente já só sobram dois concorrentes e embora os temas se multipliquem, as personagens centrais são naturalmente menos, e já não tenho grandes escandaleiras ou polémicas sobre as quais falar à mistura. Em segundo lugar, isto está a acabar, e eu fico mais triste, menos produtiva e criativa. De qualquer forma prometi desde o início estar em grande e ser sempre acutilante, por isso vou fazer de conta que esta gala é uma das primeiras!

Em primeiro lugar, como o Manuel Moura dos Santos dizia, ainda bem que o programa não se chama Pop Idol, ou então tínhamos bronca. Esta final é um verdadeiro Rock Idol, se bem que os duetos com o Pedro Abrunhosa provavelmente vão adocicar a coisa e a Diana também dá para a vertente Jazz Idol. Continua ainda assim a ser um Rock Idol pelo perfil dos candidatos que lá estão, construído ao longo das galas com um toque demarcadamente rock, e também pelas escolhas que fizeram para esta gala. A Diana quer vencer com uma grande rockada, o Filipe quer vencer com o grunge. Os dois escolheram bandas emblemáticas. Qual deles vai ser o emblemático vencedor da 3ª edição do Ídolos?

O estúdio estava ao rubro, mais cheio que nunca e em histeria absoluta com os fãs da Diana a manifestarem-se mais ruidosamente.

Primeiro dueto e achei que foi um momento excelente, 2 rockeiros em palco a fazer vibrar e a convencer tudo e todos. Quaisquer dúvidas que pudessem restar, penso que foram dissipadas, estes são os melhores concorrentes do Ídolos 3. Qual é o timbre que prefiro? Já estou nisto há tempo suficiente para manifestar as minhas preferências e a voz do Filipe é mel para os meus ouvidos! Não sei se houve de facto algum problema com a aparelhagem de som, mas acho que o Filipe sobressaiu ligeiramente em relação à Diana: a voz do Filipe dominou a música e a Diana às vezes pareceu-me ligeiramente abafada. Concordo que a nível de palco a Diana é mais completa e dá mais espectáculo, mas a voz do Filipe tem um timbre fantástico.

Filipe Pinto: O Filipe, pelo que sondei, na gala passada, foi responsável por atrair pessoal que habitualmente não consome Ídolos a sintonizar-se na SIC. Tudo por causa do tema “Ouvi Dizer”. No facebook multiplicavam-se mensagens “Estão a cantar Ornatos no Ídolos!” ou “Vão cantar Ornatos no Ídolos.”. Terá sido esta mobilização de um novo público que permitiu que o Filipe fosse o candidato mais votado da noite?

Sobre a gala de hoje, o Filipe recebeu logo alguns pontinhos na minha consideração ao elogiar a Diana no seu “filme” (VT acho que é o termo técnico da coisa) sobre a jornada no Ídolos. Fair-play é isso mesmo que se quer.

Quanto à primeira actuação, foi uma bela actuação, com a voz cheia do Filipe, e sim, ficamos a saber quem ele é. Uma música que também sim, parecia ser feita para ele. “I don’t want the world to see me” parecia ser o sentimento dele ao início do programa, quando chegou aos castings. No entanto, acabou por se mostrar ao mundo, pelo menos ao mundo de Portugal ;), e todos nós ficamos sempre com muita vontade de o ver e ouvir e com esta música com certeza que vamos reter em memória quem ele é “I just want you to know who I am”. Pelo menos, eu sei. Só achei que a música tinha um instrumental demasiado longo que deixou o rapaz demasiado tempo calado. E, pronto, também, foi bonito ver o rapaz em lágrimas a sentir o culminar de um percurso tão longo. A queda do Abrunhosa desconcentrou-me completamente, e nem consegui apreciar o início da segunda prestação devidamente. O certo é que o Filipe fez a parte de mulher da música (o que para mim terá sido para ele extraordinariamente difícil pois teve que puxar bastante pelos agudos) e fê-lo magnificamente, foi um momento terrífico (tirando estar hoje um terrível Maria Madalena e ter cantado a música quase a chorar e à conta disso ter tido uns pequenos deslizes em termos de afinação). Terceira actuação e Filipe na sua praia. A mim foi a actuação que menos me cativou, não teve lágrima no canto do olho (oooohhh) e era só YEAH, YEAH, YEAHS. Se calhar eu não sei apreciar devidamente e confesso que sou mais Pearl Jam do que Nirvana.

Diana Piedade: A Diana também tem fair-play, elogiou a voz do Filipe. Do reportório da Diana de hoje consta uma música que muito aprecio (apesar de apreciar bastante os temas da gala no geral). Esse tema é o emblemático Hit the Road Jack. Avassaladora no facebook e a rebentar com fãs em estúdio será que é desta que a Diana rouba o lugar ao Filipe? Primeira actuação e look fabuloso a recordar-me Alicia Keys. De facto a Diana tornou-se mais mulher com a participação no Ídolos. Mas além desta nova Diana sensual que a Roberta também referiu, a Diana tem claramente voz e tem espírito e também estava claramente a desfrutar do momento. Foi uma bela homenagem a um tema que tanto aprecio e com muito soul e jazz como já previa. Segunda prestação do Abrunhosa, e temos que admitir que o senhor, independentemente de ser um grande cantor ou não, é um extraordinário músico e proporcionou no Ídolos dois grandes momentos. A Diana esteve linda e conseguiu dar de si junto do Pedro Abrunhosa e afinal ele não é mais nem menos monstro do que ela, ela também é um monstrinho e ninguém diria ali quem tinha mais anos de espectáculo musical. Uma gala de gigantes sem dúvida. A terceira prestação da Diana pôs o Ídolos on fire, também não é propriamente a minha “malha”, mas é a dela e ela estava muito feliz, era evidente e para mim isso foi fundamental

P.S.  Se for a minha última vez a escrever aqui, não posso deixar de agradecer ao Samuel que, na loucura, aceitou que uma desconhecida atrevida viesse para o blog dele escrever tudo o que lhe desse na gana em relação a um programa de televisão tão popular. OBRIGADA. Diverti-me muito nesta aventura e espero que tu (Samuel) e vocês (leitores) também.

P.S. 2  O programa teve um exagero absolutamente ridículo de intervalos.

P.S. 3  Torço pelo Filipe mas se ganhar a Diana, também é uma grande artista. É como o senhor dizia “Qualquer um deles é bem!”. São os dois, de facto, os grandes vencedores do Ídolos 3.

P.S. 4  Assinaria a petição que o Pedro sugeriu.

13 comentários:

  1. Achei a gala muito boa... estiveram os dois brutais e para mim os duetos com o Pedro Abrunhosa foram incríveis... o Filipe finalmente cantou uma música com a voz não tão forçada, como só tinha visto na Fátima Lopes, e cantou muito bem, embora me tenha parecido que desafinou uma ou outra vez nos agudos, mas nada de grave... a Diana foi também incrível... pela segunda vez no programa, arrepiei-me com uma actuação... não desafinou, teve um pequeno erro com a letra, mas também nada de grave... se eu quisesse perfeição a 100% ouvia o CD...

    Quanto às outras músicas, são o estilo deles, estão brutais e sem dúvida são os dois melhores do programa e qualquer um que ganhe merece...

    Pessoalmente prefiro a Diana, mas reconheço que o Filipe canta bem e acho que é ele que vai ganhar...


    E sobre os comentários que têm surgido no blog, acho lamentável que para dizer bem do Filipe tenham de dizer mal da Diana, mas cada um com a sua...

    Veremos para a semana...

    ResponderEliminar
  2. concordo com :E sobre os comentários que têm surgido no blog, acho lamentável que para dizer bem do Filipe tenham de dizer mal da Diana, mas cada um com a sua...

    Mas tambem acontece o contario!

    e concordo com a queen b : Torço pelo Filipe mas se ganhar a Diana, também é uma grande artista. É como o senhor dizia “Qualquer um deles é bem!”. São os dois, de facto, os grandes vencedores do Ídolos 3.
    e tambem assinaria a petição que o pedro sugeiu!

    ResponderEliminar
  3. http://televisao-opiniao.blogspot.com/2010/02/polemica-em-idolos-mae-de-filipe.html

    ResponderEliminar
  4. Polémica instaurada, a mãe do Filipe está cheia de medo do filho perder!

    ResponderEliminar
  5. E também temos o padrasto da Diana a chamar "coisa estranha" ao Filipe! São revistas cor-de-rosa que pretendem polémica ... ela só existe se as pessoas manifestarem interesse em lê-las. Os concorrentes demonstram respeito um pelo outro e isso sim é que é de louvar.

    ResponderEliminar
  6. o pai da diana deve ter a mania que é alguem pa tar a falar mal do filipe e inda por cima de dizer que rockeiros ja há muitos visto qe a diana so canta rock !!!

    ResponderEliminar
  7. samuel quando sai as notas da 10º gala ?

    ResponderEliminar
  8. devem tar a gozar . sai aquela entrevista e ainda falam mal do padrasto da Diana , enquanto a mãe do Filipe que sempre demonstrou ser mt humilde est´+a feita uma cínica .
    Leiam bem .
    a mulher deve ser é parva !

    ResponderEliminar
  9. ai ai....e vcs vão na bola dessas revistas!!!! São mesmo totós

    ResponderEliminar
  10. sim porqe e verdade qe aqilo qe o carlos fez foi difamar o filipe apelando ao voto da diana e o mesmo aconteceu com a rite ferro rodrigues e o padastro criticou o forma de cantar do filipe enquanto a mae do filipe so se mostrou revoltada pelo facto de fazerem muito mais propaganda a diana !!

    ResponderEliminar
  11. nao percebo como é que mostrar preferencia por um é difamar o outro.. em algum momento na altura em k o carlos apelou ao voto à diana ele disse mal do filipe? é k isso sim seria difamaçao... e eu nao me recordo de ter assistido a isso.. concordo k nao foi correcto dizê-lo ali, foi um mau momento.. mas daí a ser difamaçao do filipe.. huh.. nem la perto!

    mais do que isso.. independentemente de tudo eles são livres de manifestar as preferencias deles (embora o carlos o tenho feito no lugar errado).. nao sao juris, nao tem nenhuma obrigaçao de ficar caladinhos e nao dizer o k acham.. o mesmo se aplica a outros apresentadores ou figuras publicas k manifestam a sua preferencia e k nada tem k ver com o programa.. agora n se pode falar? a serio? e mais do que isso.. se bem me lembro, mesmo na VT que passou na gala, varias figuras publicas apoiaram claramente o filipe.. estavam a difamar a diana?.. dualidade de critérios? parece-me que sim..

    outra coisa.. a mae do filipe e as declaraçoes.. é uma mae k acha que esta a fazer o correcto, mas que esta claramente a chamar a atençao a si.. se fosse alguem da familia da diana a fazer as mesmas declaraçoes mas ao contrario.. uiui.. ate ja estou a imaginar o insulto k ia levar.. mas como é a mae do filipe, coitadinha, tem toda a razao!! tb nao consigo perceber.. se o filho nao se queixa pk é k tem de vir a senhora fazê-lo?.. por aquilo que me toca so fez o filho sair a perder..

    tentem ser imparcias.. e mesmo k nao o sejam, bolas.. tb nao sejam tapadinhos ao ponto de assentir coa cabecinha a tudo o k vem do lado do filipe e a crucificar tudo o k vem do lado da diana!.. esta imparcialidade e esta tentativo parva de mostrar a diana como um montro mesquinho e manipulador.. e de uma produçao falsa e tudo mais.. é k ja chega!
    eles respeitam-se e ate parecem ir a bolo um com o outro.. pk raio é k os querem pintar como arqui-inimigos, querendo fazer parecer k o filipe é a parte boa e a diana a malefica... ate parece um filme, juro..

    tudo o k é demais cansa e enjoa..
    o filipe era o meu favorito.. mesmo achando k na fase de casting foi, claramente, levado ao colo.. mas gostava dele e ainda gosto bastante.. mas a diana é superior.. e é a minha opiniao.. e nao preciso de ofender ninguem para acreditar nela e nem preciso k ela se torne verdade absoluta..

    abraços, bruno

    ResponderEliminar
  12. Bem, concordo que são os dois óptimos, têm muito talento e o prémio será bem entregue.

    Quanto aos duetos com o Abrunhosa, confesso que não me agradou ouvir o Filipe; soou muito diferente do habitual e desafinou numa parte.Já agora, ele não cantou nenhuma parte de mulher, visto que a canção é originalmente cantada pelo Abrunhosa; só depois foi lançado o CD de duetos.

    Apesar do esquecimento da letra, gostei mais de ouvir a Diana nesse dueto com o Abrunhosa; no final da canção, lembrou-me o estilo da Sara Tavares.

    Quanto às canções a solo, gostei das duas do Filipe e, da Diana, gostei mais da 2ª. A 1ª foi competente, mas não "marcou".

    Quanto ao dueto da "Here I go again", não achei que a voz do Filipe tivesse abafado a voz da Diana no refrão; ouviam-se bem. Durante a parte de cada um é que não se ouvia bem a da Diana.

    ResponderEliminar