segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Rúbrica Queen B Gala 9



Caríssimos leitores,

Eis que a “competição” está a apertar. Sobram só 3 concorrentes, 3 daqueles que são considerados os mais fortes. Não eram no início os meus favoritos ao top 3, mas agora seriam com toda a segurança. O Filipe e o Carlos são considerados dos mais fortes desde o início (os dois foram eleitos no top5 do público na primeira gala), mas a Diana engoliu-os aos dois de mansinho (veja-se o número de fãs no facebook) e em vez de se revelar logo ao início foi destapando o pano aos poucos e revelou-se uma bela surpresa.

Com tão poucos concorrentes chega a altura da “campanha” de apelo ao voto. Para nós, público, toda esta “campanha” deve fazer-se seguir do devido momento de reflexão. É para nós altura de pensar em quem queremos levar à final; pensar em quem queremos levar a Londres.

O nervosismo era evidente em alguns deles. Por exemplo, eu olhava para o Filipe e só pensava, “Ai que vai dar uma síncope ao rapaz!”. Temos realmente que admitir que a coisa começa a ficar muito séria e todos eles já começam a sentir a dificuldade e esta gala foi um tudo-por-tudo.

Filipe Pinto – até o Filipe, mais modesto e tímido no que toca a propagandas, e o menos estratégico (chamem-me inocente, mas tal como acreditava na genuinidade da Solange acredito na genuinidade do Filipe e não acho de forma alguma que o seu primeiro casting tenha sido uma forma de promoção, e acredito que ele seja realmente tímido e contido), já se apercebeu que tem que começar a fazer pela vida. Talvez por isso foi até ao seu clube de fãs do facebook (que não é administrado pelo próprio embora ele agora seja um dos administradores) agradecer brevemente àqueles que o têm apoiado. Quanto à primeira prestação do Filipe, lá pintaram os olhos ao rapaz outra vez: não gosto nada. A sua actuação foi crescendo. No início do tema não o achei muito confortável, e não gostei do seu timbre mas à medida que se avançava para o bridge e para o refrão o Filipe tornou-se mais capaz de fazer as suas belas modulações vocais e arrancar suspiros das meninas da plateia com uma expressão não verbal também algo mais caprichada do que o costume. Segunda prestação e foi a melhor prestação que eu já vi em todo o programa do Ídolos. Arrepiei-me completamente e sinto-me verdadeiramente incapaz de traduzir em palavras aquilo a que assisti. Gostei de o ver com menos nuvens na cabeça e a afirmar seguro no fim desta actuação que esperava continuar. Terceira actuação e oops, o Filipe não sabia muito bem onde pôr a mão que não segurava o microfone. No entanto soube muito bem onde pôr a voz e o espírito e entregou-se completamente ao público. Gostei mais da versão dele (com um toquezinho do próprio bem marcado) do que da própria versão excelente dos Oasis. Na minha opinião, sim, são quase os super-poderes que o Pedro lhe atribuía nas primeiras galas (juro que escrevi isto antes do Pedro os voltar a referir).

Diana Piedade – a Diana é a grande estratega em jogo neste momento, e a que começou a fazer a campanha mais cedo: manda beijinhos em directo para múltiplos locais em Portugal (e no estrangeiro também se for preciso) e foi a primeira a anunciar em directo o facebook que a própria gere e no qual vai participando com alguma regularidade. Foi impressionante como depois do agradecimento aos fãs do facebook de uns modestos 3 mil e tal fãs passou para 40 mil e tal. Número que o Filipe e o Carlos juntos, tantas vezes apontados como os dois finalistas desta edição, juntos não conseguem atingir. É caso para dizer: a Diana papou-os. No entanto, temos que considerar sempre que a população do facebook é apenas parte da população que vota e vê os Ídolos e mesmo perante esta avassaladora vantagem facebookiana podem surgir surpresas, porque aparentemente mais de 1 milhão de pessoas estão coladas ao televisor a cada gala. Também, acerca desta candidata confesso que todo o movimento “Vamos pôr uma mulher a ganhar o Ídolos!” anda a prejudicar a minha apreciação da sua inegável qualidade. Sou mulher e muito orgulhosa disso e não preciso que uma mulher ganhe o Ídolos para resolver questões de identidade ou de força de género. Se um homem for melhor, qual é o problema de um homem ganhar o Ídolos? É preciso que uma mulher ganhe o Ídolos para que as mulheres se sintam valorizadas? Não creio. Sinto-me mulher o suficiente por poder votar em quem quiser (seja mulher ou homem), quantas vezes o desejar. Acredito que as mulheres saibam reconhecer as qualidades umas às outras (ou ingenuamente falo por mim) e quando têm qualidade as mulheres conseguem vencer sem ser com o apelo ao género (caso da O.T. onde existiram três vencedoras e da Família Superstar onde foram eleitas também duas vencedoras). Acho ridículo e tinha de manifestar o meu desagrado perante este movimento que trata as mulheres como “aves raras” que “coitadinhas não se sabem valorizar, por isso por favor valorizem-se” (foi quase este o discurso do júri na gala passada). Polémicas à parte, na primeira actuação da Diana assistimos a um belo jogo de sombras, belo vestido, bela meiguice e belo dramatismo. Música bem sentida e música bem interpretada. Muito segura e plácida. Fora da interpretação, a Diana é inteligente – aproveita para mandar beijinhos para os imigrantes e apontar subtilmente o dedo ao Filipe “foste um mau, escolheste esta armadilha para mim”. Não tenho apreciado a atitude, confesso. Segunda prestação. Muito soul, boa coreografia e envolvimento da Diana. No entanto não consegui descobrir nesta prestação a personalidade forte da Diana que gostaria. Não vi a Diana a brilhar tanto como o tema prometeria e só me lembrava e ouvia ao mesmo tempo uma interpretação muito semelhante à que a Diana fez, mas que foi feita pela Beyoncé em homenagem a essa grande Diva – Tina Turner. No clássico dos Rolling Stones a Diana finalmente trouxe a personalidade dela e mais poder à interpretação. Estava ainda assim à espera de uma bela rockada mais agressiva e bem ao seu estilo.

Carlos Costa – na corda bamba a semana passada, aquele que tem menos fãs no facebook (embora muitos no hi5) e no site oficial do Ídolos e aquele que seria menos votado de acordo com as sondagens disponibilizadas neste blog. Por todos estes motivos aparentemente seria o Carlos que não fará parte do duo final (e realmente foi ele que saiu). O próprio parecia consciente desta realidade e tem apelado em força ao voto nos diversos meios através dos quais também vai fazendo campanha junto dos fãs. Na primeira actuação o Carlos interpretou um tema, que segundo as más línguas foi escolhido pelo próprio. Pelo que referiu no programa não parece. O certo é que esteve muito confortável no tema, estava feliz e solto e eu apreciei bastante. Senti o Carlos menos cansado e mais entregue, como diria a Roberta. Senti como se ele estivesse verdadeiramente a apelar “Pessoal, eu quero mesmo isto. Olhem para mim, estou mesmo em casa aqui.”. Segunda prestação e lá o tivemos, Carlos em todo o seu estilo pop-star a deixar pele em palco! Levou esta gala mesmo a sério e penso que nesta segunda interpretação deu um passo de gigante. Considerei esta sua segunda interpretação melhor do que a segunda interpretação da Diana. Muito ritmo, muito power (expressão frequentemente usada pelo próprio) e muita pujança (como nós dizemos cá no Porto). Terceira actuação e a grande balada do Carlos. Exigia pôr lá sentimento, coisa que sempre acusei não conseguir reparar muito no Carlos, mas desta vez senti que conseguiu interpretar este tema com toda a intensidade que pedia, fazendo com que algum sentimento chegasse até cá. Redimiu-se na minha opinião de uma gala mais fraca que fez na semana passada.

P.S. 1  Antes do Ídolos começar as linhas já estavam abertas. Fiz a experiência. É costume?

P.S. 2  Afinal realmente só vamos conhecer o novo Ídolo no dia 14 de Fevereiro (que romântico).

P.S. 3  Porque é que só o Carlos e a Diana estavam de mão dada no final? Eles são ou não são um grupo fixolas e unido?

P.S. 4  Belíssimos finalistas.

26 comentários:

  1. o melhor momento destes idolos foi o Filipe a cantar ouvi dizer dos ornatos. Até aqui achava que a primeira actuação do Filipe quando cantou high and dry e quando a Diana cantou a música do paulo de carvalho. a partir de ontem o melhor momento foi a actuação do Filipe. Ainda bem que é a final que eu desejava. qualquer um dos dois ganha bem mas espero que seja o filipe e é ele que vai ter meu voto. mas Diana também tem um grande futuro pela frente e se vier a ganhar também é merecido

    ResponderEliminar
  2. Concordo com quase tudo. O que a diana ganha em talento, perde com as atitudes que tem vindo a tomar. E se o juri qer q as pessoas nao votem por atitudes sexistas, eis que eles proprios têm uma atitude sexista, quando passam a mensagem de que a mulher é aquele 'individuo burro que so vota nos gajos giros'. Como mulher senti.me afectada, apenas porque sei perfeitamente distinguir um gajo giro de um gajo que canta bem. Até porque a diana tem talento suficiente para ganhar o ídolos sem est tipo de manobras, apelos, e exclusão (refiro.me ao facto de no fim do programa apenas ela e o carlos estarem de mao dada, excluindo o filipe). Assim, na minha opiniao, a diana deverá ficar em segundo, porque nao tem sabido gerir as suas atitudes, sendo até arrogante. Pena que com tanto talento, tenha vindo a demonstrar que nao o sabe gerir. Afinal um ídolo nao é so talento, é muita preciso muita cabeça e personalidade, e, claro, respeito.

    ResponderEliminar
  3. queen pela primeira sentei na secretaria, abri a pagina e disse:esta pessoa escreveu TUDO AQUILO QUE EU PENSO"

    fantastico mesmo!

    kanto aos 2 comentarios iniciais tbm n posso deixar de concordar..

    realmente só houve mais uma coisinha k m xocou, a acena do carlos no final...

    tudo bem k ele tenha a sua favorita, acho bem e nesse sentido mostrou sinceridade, agora a forma como disse e o momento(a meu ver inoportuno) deixou transparecer uma atitude deveras infantil e rancorosa..foi uk m pareceu sinceramente..

    boa sorte aos 2, k seja uma gd final.. e pah...ki ganhe o filipe!!


    catarina

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que disseste. Também não gosto muito de ver a Diana a apelar tanto ao voto e achei exagerada aquela "lista". Se o Carlos dissesse "a minha preferida é a Diana" ainda relevava, agora dizer "peço a todos os que votaram em mim, para votarem na Diana" com o Filipe ali ao lado, foi de muito mau tom. Detesto o apelo costante de "mulheres votem em mulheres" ... francamente, eu sei muito bem em quem quero votar, não preciso que me elucidem as ideias ...
    O momento foi "Ouvi Dizer" ... amei essa actuação! Grande entrega do Filipe ... não consegui desviar o olhar um só momento daquela actuação. LINDO! A voz do Filipe é maravilhosa.
    A final será disputada pelos melhores concorrentes, mas vou votar Filipe!

    ResponderEliminar
  5. Adorei a 2º actuaçao do filipe , arrepiei-me dos pes á cabeça .
    Nao gostei da atitude do carlos no final a dizer para votarem na diana .
    E a final vai ser com os concorrentes que eu queria , a diana e o filipe

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,

    Gostava de dizer que inicialmente o meu favorito era o Filipe. No entanto, com o passar das galas, fui gostando cada vez mais da Diana, ao ponto de até ontem estar indeciso sobre qual o vencedor que queria para o concurso. Embora ache a Diana mais versátil, adoro a voz do Filipe e acho que as atitudes dela só a prejudicaram. A lista foi exagerada, a mão dada apenas com o Carlos, a tentativa de prejudicar o Filipe na escolha da música que este fez para ela ("Espero que tenha sido para me ajudar...."), tudo isto apenas me fez concluir que não votarei nela por certo!

    ResponderEliminar
  7. Sim, é verdade que o Carlos pediu ao pessoal para que votassem na Diana e, só teria sido de mau tom se ele não tivesse imediatamente a seguir pedido desculpas ao Filipe. Ele fê-lo...

    De entre os três finalista, que viesse o Diabo e que escolhesse (no bom sentido é claro). Escolheram o Filipe e a Diana. Vai ser uma óptima final! Força aos dois!

    Quanto ao Carlos, não tenho a mais pequeníssima dúvida de que ele vai chegar longe, se fizer por isso, é claro! Força Carlos!

    ResponderEliminar
  8. Desta vez não concordo com vários pontos que estão no teu comentário, mas ainda bem que não somos todos iguais e isso é bom...

    Aquilo da lista da Diana pode ter sido um bocado exagerado pelo tamanho, mas acho que a intenção era mais até a piada e não vejo mesmo essas "atitudes" que estão a falar, mas são diferentes pontos de vista... não a vejo atacar o Filipe, pelo contrário e isso das mãos dadas acho um pouco ridículo e também que é ver coisas onde não existem, mas pronto, opiniões...

    Não achei também que a Diana estivesse menos bem esta gala que as outras anteriores, aliás, acho o nível dela altíssimo e constante, facto acompanhado também pelo Filipe e daí achar que merecem os dois a final...

    ResponderEliminar
  9. Queen B, as linhas estavam abertas porque o programa começou às 9. Os apresentadores falaram e tal, anunciaram tudo, abriram as linhas, os finalistas cantaram o 'Morte ao Sol', dos GNR, genérico do Lua Vermelha (que na 'novela' é cantado pela Catarina :D), e seguiu-se a estreia da 'novela'. O espectaculo em si começou as horas do costume (:

    Como já esperava, fiquei triste. Isto é, eu prometi-me que ficaria feliz desde que a Diana passasse e ela é mesmo a melhor ali do sitio. Mas acho o Carlos tão melhor que o Filipe... Enfim. DIANA = IDOLO :D

    by: fluShh

    ResponderEliminar
  10. peço desde ja desculpa mas isto vai ser longo.. lol

    acho sinceramente que estao a ver coisas onde elas não existem e a tirar conclusoes tendenciosas das atutides da diana.
    uma lista enorme de beijos.. qual é o problema? se a mulher prometeu k o faria e se teve essa oportunidade, qual é o problema? de certeza k quem mora nessas localidades (o pais inteiro, praticamente) nao vai votar mais nela so por ela ter mencionado a sua cidade. e até teve graça...

    mãos dadas.. ok.. por que raio é k a culpa é da diana por nao ter dado a mao ao filipe e nao pode ser antes o filipe k nao tenha dado a mao a diana? uma justificaçao válida e eu aceito..
    quanto aquela cena de votarem ou nao mulheres em mulheres.. quem anda a insistir com isso é o juri, e nao a diana.. pelo contrario, a diana até disse ontem k as mulheres tb votavam.. logo nao seria por aí...

    quanto aquilo da musica k o filipe atribuiu.. ora bolas! aposto que se a diana tivesse escolhido ao filipe uma musica complicadissima e se a coisa se tivesse processado da mesma forma, neste momento estavam a atacar a diana por ter sido mesquinha e calculista em ter escolhido algo tao dificil... como foi ao contrario, e como ela (apenas uma unica vez, diga-se) concordou com o juri relativamente a dificuldade da musica, é mesquinha e calculista na mesma pk acusou! acho muito bom, haja justiça em acusar quem poderia ter saido prejudicado e nem se lembrarem de quem escolheu a musica..

    eu começo a achar é k na falta de argumentos para dizer k a diana é inferior ao filipe (coisa que não é) ha a tendência para arranjar estes pequenos pontos insignificantes e com muito pouco sentido, pelo menos para mim, a ver se a coisa pega e miuda fica mal vista.
    e eu nao tou a dizer k filipe tem má indole.. nada disso.. simplesmente querem pintar uma má diana que se molde a necessidade de elevaçao do filipe, de quem nada se poe em causa.. e isso não é justo

    quanto as actuaçoes, nada a dizer.. ta tudo dito.. acrescento so o facto de que, a nivel médio das actuaçoes, penso k a diana tenha sido a melhor, logo seguida do filipe (que sim, teve a actuação da noite com uma musica repetida k o juri costuma sempre criticar mas k desta vez nao interessou para nada.. mas nao deixou de ser a melhor da noite). o carlos foi simplesmente ofuscado... acho justissima a votaçao e a final diana vs filipe.. e fico contente se ganhar qualquer um deles. foram os melhores e estao bastante equilibrados..

    abraço
    bruno

    ResponderEliminar
  11. sou apoiante do filipe e espero que ele vença.no entanto nao acredito em muitas das criticas que fazem à Diana e acho que é merecido o lugar dela na final. espero que filipe ganhe e que vá para londres e mostre internacionalmente o seu valor.

    Abraço
    Tiago

    ResponderEliminar
  12. Epa tinha escrito um mega comentario e esta merdice nao enviou! ARGHHHH

    Basicamente tava a dizer q nao sou apoiante de ninguem, e que os respectivos apoiantes têm de puxar a brasa a sua sardinha, daí que achem sempre o oponente mesquinho/mauzinho/yadayada. Antes era o Carlos o safado, agora esse saiu, é a Diana maquiavelica. enfim..

    posto isto, tenho a dizer que a diferença da diana é que ela desde os castings, qdo tava à parte de td a gente, ate agora, mostrou sempre ser uma pessoa individualista, q está ali para se fazer valer daquilo que é por si. nao me parece q ali esteja para tramar ninguem, e sempre de olhos abertos para que nao a tramem a ela. e é por isso, que vai ganhar :)

    Queen! *

    ResponderEliminar
  13. bruno concordo contigo em tudo!

    ResponderEliminar
  14. A Diana é que tem má atitude? O Filipe tem o quê? Escolher uma música em francês, que ninguém conhece e, acima de tudo, entediante? Foi uma prenda dada à Diana, sem dúvida.

    Continuo sem perceber o problema do Carlos ter apelado ao voto na Diana, é a preferência dele, tal como cada um de nós tem a nossa.

    E já agora, criticam o facto da Diana fazer "campanha", como lhe chamam, mas o facto de um político apoiar um candidato de um programa de tv nada tem de campanha...

    Mafalda

    ResponderEliminar
  15. é isso Mafalda !
    faço tuas as minhas palavras !
    Dianaaaaaaaaaaaaaaaa \m/

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo Brubo.
    E quem diz que a Diana não deu a mão ao filipe voltem a ver o video. O Manzarra e a Claúdia quando chamam os 3 finalistas ao palco, a Diana agarrou a mão do Filipe...

    ResponderEliminar
  17. A diana cantou até nos idolos em frança esteve por isso o francÊs não pode ser assim tão mau...

    A diana quando conheceu a musica disse toda alegre "nunca pensei que o filipe se lembrasse" pois era uma musica que ela gostaria de cantar....

    mas claro como a coisa nao correu como estava á espera, aproveitou (e bem) a deixa do juri, que mais uma vez foi tendencioso, os laços de familia já começam a falar... podem ver no site da sic a gala e na apresentação a diana está super contente... mas depois não esteve á altura como ng até hoje esteve depois do BREL simples... quanto a presentes envenenados ... uma musica do santana para o filipe era para quê?? para ele cantar sentado??? uma musica em espanhol para o carlos era para quê para ele cantar em madeirense?? é que espanhol fala-se nas canárias e nao na madeira .... todos deram a sua "stickada" no adversário uns com mais outros com menos classe, tal como a cantar

    ResponderEliminar
  18. Uma coisa que incomoda um bocado é ver certas atitudes que os fãs do Filipe tomam e que o andam a prejudicar provavelmente...

    O rapaz canta excelentemente, é praticamente o vencedor desde os castings e nunca se pode dizer que tenha estado mal, no entanto, quando se pergunta porque é que acham que o Filipe ganha, ou é porque é Lindo, ou é porque é pobre, ou é porque os outros são falsos, ou é porque não faz campanha... e que tal porque canta bem?

    Sei que muita gente passa ao lado destas coisas, mas até no vídeo que mostraram na gala perguntaram: "Quem merece ganhar?", ao que umas adolescentes respondem, "O Filipe porque é lindo!"... enfim... qualquer um dos dois finalistas é excepcional, vamos ver no que dá... para mim Diana está mais acima que o Filipe...

    bruno, esse comentário foi o melhor que já li por aqui ultimamente...

    ResponderEliminar
  19. No conjunto as actuações da Diana e do Carlos foram bem superiores às do Filipe. Safou a música dos Ornatos em que esteve mesmo bem. De resto, e sei que destoo de quase toda a gente, continuo a achar as actuações dele sem vida, sem dinâmica, quase sempre iguais. Gosto de o ver de guitarra na mão e cantar músicas rock alternativo com o seu timbre bonito particular mas nada flexivel.

    Preferia e achava bem mais justo uma final Carlos/Diana. São ambos 2 bichos de palco, grandes vozes, versateis, criativos, grandes presenças e grandes atitudes. Este é um programa de entretenimento onde supostamente não é o chamado programa onde canto as minhas musicas preferidas. O que quero dizer com isto é que eles estão ali para testar os seus limites a vários níveis, e mostrar diferentes papeis, capacidade vocal e capacidade de enquadramento em palco, arriscar coisas diferentes, dar espectaculo a quem vê. Acho que é isso que ambos os candidatos fizeram até agora. (Carlos e DIana)

    Já toda a gente sabe que vai ganhar o Filipe no matter what.

    Mas os verdadeiros ídolos nao se fazem de números. Carlos marcaste esta série de ídolos pela diferença e originalidade. Diana merece ganhar. Têm um grande futuro pela frente.

    ResponderEliminar
  20. DIANA VAI GANHAR! CONVENÇAM SE DISSO!

    ResponderEliminar
  21. A grande verdade é que os 3 estão a jogar autenticamente, aquelas modéstias iniciais acabaram. O prémio é excelente, eles têm de usar o que podem e o que não podem. Não vamos julgar essas atitudes porque eles estão num programa de televisão, sob pressão dos media que gostam é destes comentários do tipo "votem nela, é a melhor".

    Merecem os dois ganhar, quero é que os três façam carreira na música, podem ser um novo ar para Portugal. Espero que a Sic não deixe novamente e como tem feito estes candidatos assim. Eles têm imenso potencial (e não só estes três, há mais alguns que demonstraram garra e ambição para mudar e avançar com a música portuguesa no Mundo).

    ResponderEliminar
  22. Só espero que a Diana ganhe =)
    acho que era uma vitória mais que merecida, ela mostra um poder em palco que muito poucos cantores nacionais têm.. portugal precisa de artistas assim.

    ResponderEliminar
  23. Patrícia V. se fosse o diabo a escolher escolhia a Diana, aquele 666 no pulso.... LOL

    ResponderEliminar
  24. Filipe , espero que ganhes és simplesmente o MELHOR!espero que ganhes isto, és a melhor voz do programa, tens o meu voto. Que actução magistral a dos oasis e a dos ornatos.

    FILIPE0PRÓXIMO IDOLO DE PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  25. Parece que o site parou desde que o carlos saiu .... porque será que ainda não aparece o carlos a cinzento

    ResponderEliminar