terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Estrelas Gala 5

Vamos passar à atribuição das estrelas desta 5ª Gala.

 

 

Após ter ponderado as sugestões da semana passada, decidi então mudar o sistema de classificação de estrelas. Isto é, vamos classificar os concorrentes segundo as estrelas alcançadas em cada categoria, e depois dar peso às diferentes categorias, sendo:

Prestação Geral x10
Voz e Afinação  x5
Show Off          x2
Factor Ídolo      x3

Assim, e fazendo a contabilização desde o inicio do programa, temos:






Ficando assim ajustado o pódio do júri online:


28 comentários:

  1. Até tenho algumas coisas a dizer sobre esta última gala. Os 4 critérios que vocês apresentam para avaliar os candidatos parecem jogar todos muito bem uns com os outros. Reforço a ideia de que o "factor ídolo" não deveria reger-se por que teve melhor, à partida, caras novas como o Carlos, Inês, Carolina e Solange têm um factor idolo muito mais elevado do que a Diana.

    Sendo mais directo:
    Na prestação geral não acho que o Filipe mercessesse uma estrela de bronze, acho que continua a ser beneficiado pela perfomance inicial dele aquando músicas mais "rockeiras". Aliás, saltar como um esquilo no palco, não o favoreceu em nada, na minha opinião, e por isso, ter 17 numa média de 0 a 20, acho demasiado alta a pontuação.

    Na voz e afinação, mais uma vez vou embirrar com o Filipe (não tenho nada contra ele, até é um dos meus preferidos) a canção venham mais cinco não tem nada de extraordinário, foi uma actuação comum, se todos tentarmos, com o nosso timbre, fazemos mais ou menos o mesmo. No lugar dele ficaria o Carlos e em terceiro lugar poria a Inês ou Carolina. A Diana, indiscutivelmente, em primeiro lugar claro

    Em relação ao show off acho os lugares acertados e quando ao factor ídolo já expressei a minha opinião quanto a ele.

    Na minha sincera opinião, acho que estão a prejudicar nas votações as actuações da Inês e Solange, elas têm talento, e por estas bandas, andam a ser subavaliadas. Tenho dito,

    Mr. M

    ResponderEliminar
  2. Mr. M, estou em acordo contigo nalgumas coisas que referiste, mas lá está, estas médias resultam da avaliação de 20 jurados. Esta foi a maneira que encontrei de conseguir avaliar os concorrentes de uma forma mais justa e imparcial. De modo que se porventura tiveres alguma outra forma (tu e qualquer pessoa que frequente este blog) de avaliar os concorrentes, ideia serão benvindas! :)

    ResponderEliminar
  3. A Diana brilhou !
    Força rapariga (:
    Não a deixem ir já para casa .
    Para mim ia o filipe e a Diana à final !
    Talvez com o carlos ou a carolina , ou quem sabe a Inês !!

    ResponderEliminar
  4. Pois Samuel Ranking essa é a grande questão para a qual não tenho uma melhor solução, apenas dei a minha opinião quanto à atribuição das estrelas esta semana. Posso ainda referir que acho que dão uma baixa valorização à parcela factor ídolo. Um idolo precisa de voz e afinação é certo, mas se formos ver os tops mundiais, em 10, talvez 1 ou 2 tenham em grande essa qualidade, à parte que os outros é marketing e um grande grupo de seguidores :). Estando numa de ideias,

    Prestação Geral * 8
    Voz e Afinação * 5
    Show-off * 2
    Factor Idolo * 5,

    seria a minha escolha. Mas É apenas uma opinião.

    Continuem com o site está muito bom,

    Mr. M

    ResponderEliminar
  5. um pouco aparte do tópico.. mas é uma duvida k tenho... na Final vão estar quantos concorrentes?
    É que em todo o lado vejo o pessoal a supor que sao 3 na final mas eu nao consigo perceber o porque dessa suposição, uma vez que nas 2 ediçoes anteriores foram apenas os 2 finalistas na final.. só os 2 ultimos.. daí perguntar se ha ja alguma certeza quanto a isso! obrigado ;P

    ResponderEliminar
  6. já agora aproveito e faço o meu little comment:
    não concordo totalmente com a atribuiçao das estrelas, mas tb não acho que seja um disparate.. simplesmente faria algumas trocas.. e uma vez que se trata do parecer de um conjunto de 20 pessoas (espero estar correcto) não há como acusar de preferencia por uns e outros.. calhou assim e pronto!
    acho que a diana mereceu estas estrelas e as da semana passada.. e acho até que mereceu mais algumas antes, mas isso já não interessa.. e não acho correcto dizerem que ela não merecia tantas estrelas pelo facto de os outros não terem estado assim tão abaixo dela.. não faz sentido.. se foi a melhor, por grande ou pequena margem, merece o ouro..
    de qualquer das formas para mim a diana foi a melhor, segura e forte como sempre. A carolina e o carlos estiveram bem mas sem serem brilhantes na minha opinião (acho que a carolina é um pouco sobreavaliada, embora adore a miuda.. lol).. a ines esteve superbem tb, cantou bem, deu charme, interpretou a sua maneira (sem imitações e com segurança) e levou nas orelhas, como sempre.. enfim! o salvador esteve bem melhor do que nas outras galas, mas de todos era o que menos 'merecia' lá estar.. a solange não aqueceu nem arrefeceu.. simplesmente acho que tem um timbre lindissimo.. mas falta-lhe muita coisa ainda, controlo, afinação, segurança.. nem sei.. se compararmos a solange à ines a única coisa que a solange tem de melhor é o aspecto (embora ache a ines o máximo e original) e o timbre.. de resto a ines bate-a aos pontos.. e foi so um exemplo, nada de favoritismos pk neste momento gosto de todos! ah e falta o filipe.. lol.. bem, o rapaz canta muito bem, tem uma voz interessante embora me pareça excessivamente forçada por vezes(não que soa mal, pelo contrario).. mas falta-lhe o resto.. não vejo brilho nele, garra, atitude.. não sei, se calhar é de mim..
    desculpem la pelo tamanho do comentário..
    :D
    ps.: a pergunta dos finalistas era minha.. só reparei agora k mandei aquilo anónimo..
    portem-se bem

    ResponderEliminar
  7. o que que eles vão cantar na próxima gala? e q tema é?

    ResponderEliminar
  8. Ouvi dizer que o tema da próxima gala irá ser "Vozes Inconfundíveis". As músicas não sei..

    ;) *

    ResponderEliminar
  9. Concordo por completo com o 1º comentário do Mr M.
    Totalmente!
    De qualquer forma, parabéns! excelente trabalho...

    ResponderEliminar
  10. Dianaaaaaaa , és a maior !
    e nãio venham cá coma do tio, que essa jé é velho.

    ResponderEliminar
  11. boa tarde, acho lamentável terem apagado certos comentáros aqui(nomeadamente o meu), anda sem qualquer aviso.
    para além de contestar face ao abordamento feito pelo sr GATO, não ofendi ninguem e nenhum comentário meu tinha teor prejurativo.
    para alem disso escrevi minha opiniao sobre os diversos concorrentes, sendo mesmo assim ignorada.
    penso que foi uma falta de educação .


    obrigada!

    Titinha

    ResponderEliminar
  12. Mr. M concordo com as tuas observações. O factor idolos é mais evidente na Carolina,Carlos, Solange e na Inês do que nos restantes concorrentes. E concordo que o Filipe não merecia as estrelas que obteve.

    Gostaria de saber se alguém sabe as musicas da próxima gala..

    ResponderEliminar
  13. Acho que nesta gala o Filipe foi demasiado valorizado, e a ines muito prejudicada! No entanto, concordo com o pódio.

    JNicolau

    ResponderEliminar
  14. Ah já me esquecia ... O Carlos também teve demasiadas estrelas... foi para mim uma das piores actuações da noite.

    JNicolau

    ResponderEliminar
  15. a ines nao merece podio ! nem mesmo o 3º o carlos devia tar no lugar dela mas de resto axo ate que esta muito bom !

    ResponderEliminar
  16. se souberem as musicas da proxima gala comuniquem...Deviam postar as musicas quando soubessem em antemão!

    ResponderEliminar
  17. Ouvi dizer que o Carlos Costa vai cantar "I can't help falling in love" de Elvis Presley!
    Mas atenção, eu não tenho certeza!

    ;) *

    ResponderEliminar
  18. Carlos: Elvis Presley – Can’t Help Falling In Love

    Carolina: The Cure – Boys Don’t Cry

    Diana: Janis Joplin – Piece Of My Heart

    Filipe: Amy Winehouse - Valerie

    Inês: Shirley Bassey – Big Spender

    Solange: Madonna – Like a Prayer

    ResponderEliminar
  19. onde é que arranjaste essa informação, se puderes escreve ai...

    ResponderEliminar
  20. O quê?! O Filipe vai cantar Amy Winehouse?
    Tudo bem que faz muito bem em variar o estilo, contudo exagerar demasiado também não concordo.
    Pode ser que nos venha a surpreender.

    Já agora, deixo registado aqui a minha opinião:

    Este tipo de programas são do meu agrado, embora o sistema adoptado de avaliação de concorrentes seja uma parvoíce. Nenhum concorrente é BRILHANTE, aliás acho esta a edição mais fraca dos idolos em relação às qualidades de cada pessoa:

    Carlos - O Carlos é um artista. Não é um ídolo. Ele nem sequer consegue dizer que quer mesmo ganhar aquele programa. Ele é um artista de teatro. Escolhas de musicas um pouco tristes, mas ele é mesmo assim. É o protótipo do tipico artista português. Será por isso que o "publico" o adora assim tanto dado que as prestações dele não agradam ao juri nem a quem eles acham que deve vencer?

    Diana - A Diana é rouca e um tanto desafinada, e estranhamente, as coisas saiem-lhe bem. No entanto acho que ela não tem o necessário para ser o "Idolo de Portugal".

    Filipe - O Filipe é o "experiente". Tem uma banda,é o vocalista, canta que se farta, mas apresenta um se não: Grunge - é só o que ele sabe cantar. E tudo bem, é o estilo dele. Se ele ganhar, acho que Portugal vai ganhar mais um David Fonseca.

    Inês - Conhecida pelos seus lábios vermelhos e dentes tortos. Jazz, Blues, e fica-se por aí. Não tem voz para cantar musica pop e acho que alguém como ela nao iria ter grande sucesso num país como Portugal.

    Carolina - A Carolina é muito descontraída, mas por vezes, excede-se com as suas piadas "sem nexo" e esperteza absurda. Não tem uma grande voz, sabe gritar e desafinar. o que lhe dá uma certa graça. No entanto, tem vezes que escolhe muito bem as musicas e outras vezes... nem tanto. " Cão da pulos até ao tecto?!"

    Solange - Á Solange fizeram-lhe uma "Makeover" total, que nem parece a mesma. Está muito mais gira fisicamente e tem uma boa voz. É aquilo que o programa pede. No entanto, desafina muito ultimamente nas Galas e tem sido muito infeliz na escolha das músicas.

    Ana Catarina

    ResponderEliminar
  21. A informação das músicas está no site oficial do Ídolos!

    ;) *

    ResponderEliminar
  22. n concordo ana...esta edição para mim, é a mais diferete e talentosa...Adoro a escolha do filipe pq ,mesmo n gostando da amy, acho q ta a demonstrar q é versátil e assim calar varias bocas...Filipe,vou gastar o meus saldo em ti!!!

    ResponderEliminar
  23. eu tmb..acho que o filipe é o mais completo!!!

    ResponderEliminar
  24. Eu acho que não há realmente grandes vozeirões como havia em ediçoes anteriores do "Idolos".
    O Filipe tem um estilo muito próprio e admiro-o muito por isso. Gostava que ele se mantivesse fiel às suas "raízes" e cantasse Grunge, que é o que ele realmente sabe fazer - estou de acordo com o Manel: "Ele canta melhor que o vocalista dos Pearl Jam, dos Foo Fighters, etc"
    Quanto à escolha da musica de Domingo...

    Vamos ver como corre "Anónima".
    Espero que encante e que tu fiques mesmo sem saldo :)

    Ana Catarina

    ResponderEliminar
  25. Espero q o Filipe sai é o menos talentoso dos concorrentes.
    A SOlange e o Carlos vão brilhar! Um deles vai ganhar.

    ResponderEliminar
  26. João...n concordo nada com a tua opinião...acho q o filipe e a diana tem talento q se farta..espero q amanhã saia a Solange

    ResponderEliminar
  27. Vamos todos votar no filipe na carolina e na diana , e deixar o carlos ir para a terrinha dele, alguem vai pegar nele

    ResponderEliminar