segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rúbrica Queen B Gala 6



Caríssimos leitores,

O Ídolos está a mingar. Só tivemos seis, seis sobreviventes! A partir de hoje temos o top 5. Cinco concorrentes que conseguiram a proeza de se destacar no meio de montanhas de outros concorrentes. E, começo a ficar nostálgica, com vontade que o programa recomece, e que em vez de acabar dia 7 de Fevereiro, como tem sido anunciado, acabe lá para o Verão! Era bom, não era? Entretanto, os candidatos continuavam a entreter o pessoal ao domingo à noite! Ok, ok… Até ao Verão seria excessivo, e provavelmente íamos todos fartar-nos deles, mas se tenho vontade de prolongar o programa, uma coisa é certa: isto está a ser bom!

Por outro lado, segundo a TVGuia, grande parte dos concorrentes estão lá só mesmo para isso, para entreter o pessoal enquanto o programa dura. E embora o sonho da música esteja lá, depois, têm outras prioridades na vida. Eu cá, se concorresse ao Ídolos, acho que seria para fazer da música vida, ou pelo menos gritaria isso aos 7 ventos enquanto lá estivesse, porque seria uma grande, grande oportunidade! No entanto, é inevitável perguntar-me se esta onda do “há outras prioridades que não a música”, não será também um reflexo de algum pessimismo que decorre da dificuldade da música portuguesa vingar, sendo poucos, se pensarmos bem, aqueles que no nosso país fazem vida apenas da música. Fazendo um pouquinho de self-disclosure, entendo isto à luz da minha própria experiência: estou a tirar um curso no qual a saída mais provável se chama desemprego, pelo que quando as pessoas me perguntam se quero fazer do meu curso vida, eu já respondo que quando acabar o curso, penso no que vou fazer a seguir. É como eles: para já querem aproveitar o programa, mas também querem ter outras hipóteses sólidas de vida às quais se agarrar. É sensato. Acho bem. No entanto, há um concorrente que realmente afirma querer fazer da música vida, tendo mesmo antes de iniciar o Ídolos delineado a intencionalizado muito bem esse projecto rumando a Lisboa: o meu querido Mogli (não sabem quem é? É porque não leram as minhas brilhantes primeiras rubricas…). Também não acho mal, mas mais à frente comentarei mais detalhadamente este caso.

Hoje, prometo expor aquilo que na minha opinião é o melhor e o pior de cada concorrente, sem medo das represálias e já considerando o seu “potencial” para Londres. Preparem-se ;)

Solange Hilário – nos primeiros programas eu achava que ela seria uma séria candidata à vitória, daquelas com mais potencial para brilhar internacionalmente: uma imagem espectacular e uma voz poderosíssima. Se bem me lembro, na primeira rubrica disse que ela era uma diva ao melhor estilo internacional. No entanto, as galas seguintes fizeram-me mudar de ideias, sendo que de há duas galas para cá a Solange tem melhorado ligeiramente embora fique muito aquém do lugar ao sol que inicialmente lhe atribuía. Nisto pergunto-me, se a rapariga que treme que nem varas verdes no palco do Ídolos estará preparada para, sozinha, num país estrangeiro, mostrar o que vale… Quanto à actuação de hoje, não apreciei muito o timbre da sua voz, achei muito grosso e aspirado muito lá do fundo (isto em termos técnicos deve ser o ¼ abaixo de tom que o Laurent referia), além de que voltou a apresentar as habituais desafinações. O look e a postura de Ídolo estão lá, mas e depois? A potência vocal não voltou ao que seria esperado. Ficou num lugar que, na minha opinião, seria da Carolina.

Filipe Pinto – quando ponho a hipótese de ser o Filipe o vencedor do Ídolos, começo logo a magicar – qual vai ser a crise de identidade que desta vez vai surgir? Ele vai recusar o prémio e doá-lo a alguém porque Londres não é bem o sítio onde ele quer estar? No entanto, acredito que é que dos concorrentes que teria mais a fazer e mais a ganhar com a ida a Londres – afinal eles também podem aprender/aperfeiçoar um instrumento, aspecto que me parece de todo o interesse para o estilo do Filipe (além disso, cada vez mais me parece que ele sabe o que quer). Houve quem tenha dito, a meu ver muito iluminadamente, que o Filipe não foi feito para estar aos pulos em palco, mas para estar de guitarra em palco. Concordo. E guitarra se não lha dão durante o Ídolos, ele poderia tê-la em Londres. Depois da actuação de hoje só me cabe dizer, de quem é esta música mesmo? Da Amy Whinehouse? É da voz inconfundível do Filipe. Isto no sentido de ter conseguido fazer com que me distanciasse da voz e interpretação também incomparável da Amy (não estou aqui a dizer que o Filipe foi melhor). Definitivamente tem um artista dentro dele, um timbre fabuloso e por mim merece levá-lo mais longe. A histeria do público foi incrível e comprova que é provavelmente dos candidatos mais fortes (cabe, no entanto dizer que acalmou logo a histeria quando anunciou a namorada!). Outro ponto a favor deste concorrente é que tem provado uma versatilidade que muitos lhe negavam.

Carolina Torres – Seis concorrentes. Seis personalidades diferentes. Gostos musicais muito pouco casuais. Gosto da versão Ídolos 3 – candidatos com identidade própria. A Carolina é desde o início uma das candidatas a quem mais tenho sublinhado essa mesma identidade. À sua maneira, foi percorrendo um caminho que muitos achavam dúbio. Merece o lugar que conquistou, mas daí até ir para Londres, a história é outra… Tem um estilo bastante cosmopolita e tudo, mas ao que consta ela está muito mais interessada na comunicação, e não em cantar para o pessoal por mais do que diversão, por isso para o prémio final, talvez não seja ela a candidata mais indicada, embora tenha carisma para surpreender à escala planetária. Desta vez? Achei que a Carolina falou muito e cantou pouco, além de se ter distraído ligeiramente com a dança do microfone (que até estava todo catita decorado à leopardo!) e com a azáfama da sua plateia. Na verdade ela tinha uma boa dose: muita coisa para gerir. Divertiu-se à grande? Sim, pareceu-me que sim. Mas esteve ali como quem estava numa festa entre amigos, onde todos nos podemos fazer ouvir e não se preocupando tanto com fazer-se ouvir a ela. Gosto muito desta candidata, mas desta vez não me convenceu, foi mais comunicativa do que uma grande cantora. Concordei com o comentário da Roberta. Ah! Já agora, a do menino da lágrima foi muito boa. Pena que tenha sido um augúrio para a saída. Na actuação de despedida ela foi mais uma vez brilhante, excedeu-se e demonstrou todo o seu fabuloso potencial. Pena que na minha opinião na primeira actuação não tenha feito o mesmo. Não era a candidata que deveria sair hoje. Merecia mais galas.

Carlos Costa – como a Ana Catarina comentou aqui no blog, mais do que um Ídolo, eu acho que o Carlos é um artista. Ouvi dizer que o seu grande sonho é ir à Eurovisão (ou “aerovisão” como a moça lá da claque dizia), e para ir à Eurovisão, acho lindamente. Para ir assistir a concertos convence? Convence. Para fazer musicais? Como já disse aqui, merece lugar destaque e tem o dramatismo necessário. Para arrebatar em palco? Chamem o Carlos. No entanto, para ser um Ídolo que me emociona, que transmite um feeling diferente quando o ouço a cantar (sim, porque muitas vezes nos esquecemos que grande parte do tempo nós passamos a ouvir musica, não propriamente a ver música) não é concorrente que me convença totalmente. Não porque não tenha uma voz porreira, mas é só isso, porreira e não me transmite emoção como eles dizem (lá está, as coisas por vezes parecem mais trabalhadas do que sentidas). Não acho que se reconheça a sua voz de olhos fechados, como foi a sua definição de uma voz irreconhecível. Tem potencial para arrebatar este programa, tem potencial para ir a Londres, mas não é dos candidatos que mais consumiria. Quanto à sua actuação para mim teve uma palavra: bonita, mas não foi arrebatadora. E por estranho que pareça, embora cataloguem o Carlos como pop (e também seja aparentemente o estilo que prefere), o estilo em que eu mais gosto de o ouvir é o rock.

Diana Piedade – muito culta musicalmente, é das que acho que não negaria a oportunidade de ir até Londres estudar e que também das que faria melhor figura. Tem crescido, crescido, crescido (quando é que vai parar?)! Estou de acordo com Boucherie, é alguém com as medidas para ganhar ou pelo menos chegar, sem dúvida, às últimas galas. Compreendo o risco que a Diana diz que correu, pois não é uma música de culto para a faixa etária que predominantemente consome Ídolos, nem uma música facilmente apreciável por todos. Mas, pelo menos a mim, fez-me gostar de uma música que cantada pela própria Janis Joplin, eu não achava piada nenhuma. E falava ela em sair com a Janis Joplin? Sair para onde? Ainda deve ficar e por muito tempo. Cantou com flow e com muita alma, e como poucos, sem dúvida, sabe aquilo que está a fazer e sente aquilo que está a cantar. É uma voz inconfundível.

Inês Laranjeira – a Inês passou de uma das minhas candidatas favoritas para uma das candidatas, que, tendo em conta o actual grupo, provavelmente mais facilmente dispensava. E, neste momento, se inicialmente criticava o Filipe por seguir sempre o mesmo estilo, a mesma crítica tem de se aplicar à Inês (escolheu uma artista de peso, mas não achei a escolha assim tão surpreendente). Se analisarmos a situação, as escolhas dela tornam-se previsíveis. Sempre que tomo conhecimento dos temas que vai interpretar penso: “Sim, é uma música à Inês”. Tudo bem que esta candidata desde sempre se destacou pela diferença, e é essa diferença que marca grande parte da sua qualidade, no entanto, caros amigos, se apontamos o dedo a uns pela falta de versatilidade, temos de ser contingentes e apontá-lo também a outros. Bem, críticas à parte confesso que foi das actuações com mais swing da Inês, a fazê-la voltar aos bons velhos tempos, em que não, definitivamente não a dispensava. Foi uma actuação limpa, cativante, deslumbrante. A alegria genuína com que desfrutou os comentários do júri foi muito querida de se ver. E sim, também me parece que seria, além do Carlos, uma das melhores conquistas para musicais.

Parabéns a todos os concorrentes e beijinhos e abraços para todos os leitores!

P.S.: Senti falta do Manuel Moura dos Santos. Acho que é o elemento do júri com mais personalidade e de quem tanto os candidatos, como o público esperam a opinião com mais expectativa.

P.S. 2: O Ídolos está verdadeiramente surpreendente. A Inês, uma das favoritas do público, é nomeada.

P.S. 3: O Filipe e o Carlos são os únicos que nunca foram para a “corda bamba”. Isto significa que serão os finalistas?

P.S. 4: O resgate está a ser guardado para a Diana.

13 comentários:

  1. Se o resgate está a ser guardado para a Diana, não sei mas espero que sim. Não concordo minimamente com a saída da Carolina, mas ficava muito mais decepcionada se o resgate fosse utilizado e a Diana depois saísse.

    Não sei se repararam no comentário do Boucherie na apreciação ao Filipe: disse-lhe que tinha de se preocupar com a concorrência do Carlos. Não sei se foi alguma reacção ao comentário do Manuel na semana passada mas caiu muito bem.

    Mafalda

    ResponderEliminar
  2. pela primeira vez tenho que me render. nao tiro, nem acrescento uma virgula ao teu post.mt bem.

    FORXAAAAAAAAA FILIPEEEEE!!

    gente, ha pessoas k pensam assim:ai n vou votar n fiilipe pk todos votam nele, vou votar noutros mais desprotegidos...helloooo wake up. se tdx pensarmos assim ngm vota em kem realmente ker k ganhe.toca a votar em consciencia. ficar em 3 ou 4 é a mema merda..uk conta é o 1º, pensem nisso


    titinha

    ResponderEliminar
  3. Acerca do comentário acima, ficar em 3º ou 4º nºao é uma merda. A Luciana Abreu ficou em 5º e é provavelmente a candidata com mais sucesso das duas temporadas.

    E mais. Já é tempo de se aperceberem que um ídolo NÃO desafina. Mandem embora a triste da Solange.

    ResponderEliminar
  4. Grande comentários, nos dois sentidos! Talvez deixássemos as preferências para trás e vejamos: Diana, Filipe ou Carlos são excelentes candidatos para irem para Londres, cada um com o seu estilo. Já a Inês e a Solange, deixem-nas crescer, ficar no top 5 do ídolos vai aumentar-lhes o Ego, é tudo uma questão de idade. Aposto que se a Solange tivesse tido aulas de canto como muitas delas teve, era um arraso estrondoso, mas demos tempo ao tempo, a coisa está a compor-se.

    Mr. M

    ResponderEliminar
  5. Queen B sempre no seu melhor! Adoro as tuas críticas, a sério.
    Mas vou começar com um comentário aos ps's... Discordo (pela primeira vez) a 100% quando falas do Manel. Adorei ve-los aos 3 e para mim aquela besta não faz lá falta absolutamente nenhuma. O Carlos e o Filipe vão ser definitivamente os finalistas. O Filipe é o favorito "de toda a gente" e o Carlos tem o apoio da Madeira (e o meu! :b). E ainda ontem me lembrei como o resgate está a ser salvo para a Diana.

    Actuações, simples e breve, em patamares.
    1º (Actuações Divinais): Diana e Inês
    2º (Actuações bastante boas): Carlos e Filipe
    3º (Actuações aquém): Carolina e Solange.

    A Carolina mereceu ser pouco votada, mas a Solange deveria ter saído.

    by: fluShh

    ResponderEliminar
  6. Sem tirar nem pôr Queen B. Excelente comentário! ;)

    ResponderEliminar
  7. Pois é Queem B, tu percebes bem o que se passa.
    Concordo inteiramente com os teus PS's!

    Não tomo partido de ninguém mas é reconhecível que existem pessoas muito melhores e com muito mais talento que outras.

    Relativamente a esta última gala:
    A Diana foi para mim sem dúvida a melhor. Já conhecia Janis Joplin mas depois de ver aquela actuação fiquei a adorar as músicas, mas... na voz da Diana.
    O Filipe esteve bem mas acho que Grunge é mesmo o seu forte, e sair das entrelinhas pode-o prejudicar um pouco (a meu ver).
    A Inês como eu digo: a miúda que só canta musicas da Mary Poppins está-se a tornar demasiado repetitiva na sua selecçao de reportório.
    E agora contradigo-me - o Filipe deve cantar "na sua praia" e a Inês não.
    O facto é que a Inês nada traz de novo às suas performances enquanto que o Filipe transforma-se em cada actuação (mesmo sendo dentro do seu registo).
    Confuso não é? Mas é isso que sinto e é essa a impressão que tenho.
    Em relação ao Carlos nada tenho a acrescentar ao que ja referi no comentário anterior - é um artista ponto final. Nada tem de ídolo. É comercial de mais, o que no nosso país só prejudica. Não marca pela diferença.
    A Carolina, sempre gostei do estilo irreverente dela e achava-a bastante originial na escolha das musicas e consequentemente que fazia um bom trabalho com elas. Mas ... não tinha "aquilo".
    A Solange tem sido a maior desilusão de todas. Começou lindamente, sendo uma das minhas preferidas. Mas é muito novinha, precisa de aprender a controlar melhor a voz - talvez assim se aproxime do verdadeiro significado da palavra "Ídolo".
    Em relação ao juri, de facto a presença do Manel é caracterizante e imprescindivel. É o mais frontal e isso dá piada ao programa.

    Expectativas para a próxima gala?
    Menos votados: Solange e Diana
    Resgate: Diana


    P.S. Pois é meninas, parece que o Filipe já tem dona x)

    Ana Cataina*

    ResponderEliminar
  8. Brilhante post e brilhante blog. É a primeira vez que por aqui passo e fiquei seriamente impressionado. Sou um fã dos ídolos/programa e candidatos. Nesta altura uma avaliação segura, justa e precisa dos concorrentes torna-se cada vez mais difícil.

    Não concordo muito com as críticas recorrentes que "todo o mundo" parece fazer ao reportório da Inês. Eu com 51 anos de idade acho extraordinário que uma rapariguinha doce e engraçadíssima de apenas 16 anos de idade, escolha e se empenhe em músicas mágicas de filmes, de musicais e de grandes nomes que eu descobri no novo (para a época) fenómeno da televisão há + de 40 anos, e ainda que tenha por um dos seus ídolos a Marilyn Monroe.

    A Inês é um caso à parte. É diferente e por isso nem sempre é compreendida. Mas eu adoro-a. Acho-lhe uma graça infinita. Canta com um estilo muito dela própria mas profundamente inspirado em todos esses nomes do meu imaginário de infância do mundo do cinema e da música. E na realidade o mais extraordinário é que tudo aquilo lhe assenta bem, assenta-lhe como uma luva, ela vive tudo aquilo com toda a intensidade como se tivesse vivido aquela época e isso eu acho simplesmente fenomenal.

    A Diana tem vindo a melhorar de gala para gala e eu, que até nunca apreciei muito a Janis Joplin, fiquei completamente rendido à intensidade da interpretação da Diana.

    As críticas à Solange têm sido um pouco duras. Mas o problema principal é que ela estagnou e os outros melhoraram. No entanto ela tem um potencial enorme e a sua voz (em bruto) é a mais doce e bonita de todas as vozes do ídolos, independentemente da sua afinação nas músicas, que sinceramente, não acho que esteja assim tão desafinada.

    A Carolina fez-me imensa pena a sua saída. Uma rapariga bonita, loucamente, loucamente sexy, simpática, que tinha estampada no rosto a imagem de um ídolo tipicamente despretencioso e alegre.

    O Filipe. O Filipe é o problema do ídolos. Sempre excelente desde os castings. Toca, canta e...pensa. É daquela raça de pessoas que pensam e têm algo a dizer. Não sei se será o vencedor, mas se for não fica mal entregue o prémio. No entanto também não se tem destacado por aí além de gala para gala.´Nunca é mau ou assim, assim, é sempre muito bom, mas nunca excepcional.

    O Carlos é um rapaz cheio de mérito e muito empenhado mas é o protóptipo tipicamente apenas PoP. Não deixa nenhuma marca especial do seu espírito ou da sua passagem. Nada nele me faz pensar um pouco mais para além do óbvio.

    Quanto ao "Manel". Sim, concordo que é o membro do júri mais carismático e por vezes também com alguma piada, mas convenhamos que nesta história de Anjos ele não se saiu nada bem. Depois de ter dito o que disse, e no dia em que aqueles estiveram no programa ele pura e simplesmente esteve ausente....

    ResponderEliminar
  9. A carolina é a carolina, simplesmente! espero que ela nunca desista, tem realmente muito talento, muita graça, um sentido de humor fantástico. Tive imensa pena de ela ter saído, mas tal como o Pedro ja deu a entender, ela tem definitivamente futuro na televisão, só espero que esse futuro esteja ligado à musica, porque de facto ela merece e tem talento de sobra para isso! Deixo apenas a minha opiniao, que é : quem devia ter saído, claramente, a Solange (nao porque nao goste dela, mesmo so porque ela tem desafinado constantemente, o que nesta altura ja devia ter sido penalizado pelo público).
    Muitos parabens pelo blog :)

    ResponderEliminar
  10. Posso concordar contigo mas ser teimosa? :P Concordo com quase tudo, mas agora começam-se a frizar as desconcordancias! Estou tao triste da Carolina ter saido.. eu que pensava q ela ia ganhar! Mas sim, ela n devia ir a Londres, ambas percebemos o porquê. A Solange n ta la a fazer nada.. cda vez irrita-me mais, q enjoada pa! O Carlinhos é fantastico mas nao é um ídolo, e porquê? Porque eu iria a um concerto de todos eles (excluir sempre a Solange dos meus comentarios, por favor.. LOL) excepto ao do Carlos. Ele pode nao ser pimba, mas... nunca ira editar musica segundo os meus padrões. Mas adoro-o na mesma, é tao querido :P

    E tou feliz e radiante da vida pela Ines.. porque se ela sair, vai sair com este brilharete nas costas, e nao com uma aura negra do cisne que se tornou em patinho feio pq nao deu o litro nas galas. Foi fenomenal, eis a Ines! E sim, a Ines, Londres, a musica londrina.. combinação perfeita ;)

    (P.S. Acho q começo a apreciar o Filipe)

    Beijinhos sempre espectacular Queen ;) *

    ResponderEliminar
  11. saida injusta a da carolina... a ines e a solange ja deviam ter saido :S mas pronto o que se ha-de faxer... sinceramente eu acho que a ines so esta la porque é pequeninha e engraçada (ela canta mto mto bem mas nao é para este tipo de concurso e axu k podia dar mais dela). a solange DESAFINA... a catarina, a carolina, a mariline, a mariana, o andre,... nao desafinavam, mas ah e tal a rapariga é muito pacata e humilde e simples... wake up minha gente ela tem uma vox linda e é divertida mas... isto é um concurso em que nao se deveriam avaliar simpatias pronto... kando ao comentario que ela fex "nos somos os 7 melhores" nao sei se concordo mto... pk a mariline saiu pk estava emocionada, enquanto a mel estava um pouco menos, se calhar nao é bem assim, se calhar nao sao os sete melhores... são os 7 k o publico mais simpatizava... bem mas cada um comenta por si...
    Se o juri está a guardar resgate para a diana... espero que sim pk ela vai ser das proximas a sair (espero estar enganada) e ela nao merece nd pk tem tudo para dar certo no munda da musica... tem voz, imagem, personalidade, show, misterio e simpatica... o que é preciso mais...
    quanto ao carlos e filipe como finalistas... mmmm isso vai ser mesmo dificil pk o carlos da show é um artista completo, o filipe é musico estrondoso... mas a diana tb la merece estar...

    so para finalizar, keru dixer k a diana conseguiu calar portugal inteiro e se ate hj nenhuma revista pos em causa a sua participação no programa dixendo k so la esta por ser sobrinha do manel... eu dou-lhe o merito todo... se ela fosse a baixo de magnifica um grao k fosse ja estava nas capas das revistas... mas ela tem postura e talento e agora kando as revistas começarem a aperta-la com este facto ja vai ser so para a deitarem a baixo e ela sair por ser concorrente tao forte...

    peço desc o testamento e o portunhol mas portugues deixo pos outros... eu é ca mesmo o vai é o k sai sem pensar 2 vexes... defeitos kem nao os tem...

    Sara F

    ResponderEliminar
  12. :) Obrigada a todos pelos comentários. Gosto mesmo deles. São um grande motivo para todos os domingos estar motivada para escrever a rubrica!

    ResponderEliminar
  13. Nao vejo problema nenhum da ines manter o estilo, é sinal que o tem!
    Quanto à SOlange para mim continua a ser a grande diva e quanto ao Filipe não o quero como vencedor, não vai agarrar bem o premio e nao tem boa voz,logo nao merce vencer!

    Diana e Carlos sao ambos mt bons cada um a sua maneira!

    ResponderEliminar