segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Rúbrica Queen B Gala 4



Caros Idolianos,

Não poderia começar esta rubrica sem uma palavrinha a todos os que me têm lido. Muito obrigada a todos os que têm comentado, quer seja a elogiar e a corroborar o que eu tenho dito, quer seja a criticar. Têm contribuído para que eu veja as coisas de outros ângulos e têm enriquecido a partilha e discussão! No entanto reforço que com esta rubrica eu não tento impingir opiniões ou vender opiniões. Esta é só, simplesmente só, a minha opinião, baseada naquilo que eu própria penso e também na generalidade das opiniões que eu (sempre atenta) vou escutando acerca dos candidatos. Vocês têm a vossa opinião e é essa mesma opinião que eu gosto de ver nos comentários à minha rubrica, mas estejam conscientes de que vocês também têm as vossas próprias lentes. Talvez gostem tanto de um candidato que a vossa leitura em relação a ele já é enviesada: se critico uma unha, estou a criticar a pessoa por inteiro! Aproveito também para esclarecer, em meu nome, de todos os outros júris certamente, e em nome do Samuel, a propósito de alguns comentários deixados neste blog, que os resultados das avaliações feitas pelo júri on-line nunca são feitos por uma só pessoa, mas sim são uma média das pontuações atribuídas por várias pessoas (cerca de 20 cada gala), como certamente é claro para quem acompanha o blog desde o início. Por isso, ataques pessoais neste terreno, não vale =P Depois desta breve introdução, cá vai mais uma opinião tão ou mais picante do que é costume!
 Muito bem, gala Michael Jackson. Achei que seria uma prova gigante para alguns concorrentes e uma praia para outros. Foi também a primeira vez em que achei que a Claúdia Vieira não estava vestida da forma mais adequada, aquele vestido – ai quase que é só um top! – não me pareceu bem para quem, como ela, está de esperanças. É ainda de comentar, o quiz-musical feito pelo Manzarra, logo ao início, ao Pedro “guru da pop” Boucherie. O senhor acertou e não parecia combinado…

Vamos ao que interessa…

Catarina Boto: A Catarina é a verdadeira surpresa do Ídolos. À primeira vista foram poucos os que gostaram dela, não porque não tivesse talento, mas porque como já coube comentar, teve pouca projecção (repararam que os elementos do famoso grupo “quem?”, que referi na primeira rubrica, já desapareceram todos?) e além disso (comentário para a polémica!), faz-se acompanhar de tiques esquisitos que não são agradáveis a todos os espectadores. Depois, muitos acabaram por se render à garra, força e voz poderosa desta candidata. Quando chega a vez da Catarina, eu já não tenho dúvidas: espero qualidade. Acontece que durante a sua actuação existiram algumas oscilações ao nível do som, que não sei se foram devidas à dificuldade de controlo do microfone enquanto se mexia, ou a um defeito que nada teve a ver com a Catarina, por isso, quanto a isto, não me pronuncio, o certo é que prejudicaram ligeiramente a sua prestação. A Catarina registou mais uma vez uma boa expressão corporal, ainda que de acordo com o vídeo inicial eu estivesse à espera de uma verdadeira coreografia (da parte de todos): disse a mim própria que este momento ocorreria no fim do programa, depois de todas as actuações. Voltando à Catarina, os tiques estranhos desta vez? Sinceramente, nem os vi. Esteve muito mais espontânea e solta, tanto durante a actuação, como antes dela (no vídeo inicial) e depois dela. A música, talvez das mais difíceis da noite, foi enfrentada da melhor forma e este foi mais um desafio superado pela Catarina. Ainda que não fosse tão arrebatadora como na semana passada, deu mais uma prova de que merecia ficar no Ídolos. Cantou para o público e isso, a meu ver, começa a ser determinante nesta fase do campeonato. Não foi justa a sua saída, mas acho que daqui para a frente só vamos ter surpresas em relação às saídas. Os candidatos vão começar a ficar pela popularidade, não pela qualidade.

Salvador Sobral: Vocês sabem que eu acho piada ao Salvador, sim ao rapaz que anda sempre com o pescoço e a cabeça ligeiramente à frente do corpo, já repararam? É um tique postural que um Ídolo devia corrigir =P. Depois deste ligeiro aparte, cabe comentar que o Ídolos não se faz (ou não se devia fazer) da muita ou pouca piada que achamos que os concorrentes têm. De facto, isto não chega, e tem de se dizer que o Salvador começa a não estar à altura do actual grupo. Registou mais uma actuação onde repetiu alguns erros que se têm vindo a verificar de algumas semanas para cá e fico sempre com água na boca, depois das actuações do Salvador, à espera de mais. A verdade é que não podemos continuar à espera de quem aparentemente ainda nem começou a corrida. Tem actuações agradaveizinhas, mas e… mais? Por isso, e apesar de ser o dia do seu aniversário, pelo que era digamos chato, aborrecido que ele saísse, a verdade é que para mim era ele que saía.

Inês Laranjeira: Fiquei a saber, num vídeo disponível no site oficial, que a mãe da Inês costuma fazer-lhe as roupas que apresenta nas galas, tal como acabou por confirmar na própria gala, e… Notícia bombástica! Foi a Inês que comprou a coroa que usou na segunda gala… Eu declaradamente não gosto, mas há gostos para tudo! Relativamente à prestação de hoje, parecia que faltavam ingredientes em tudo o que era sítio: não parecia a Inês a cantar em conjunto com uma banda, mas sim, a banda por um lado e a Inês por outro, não a harmonia desejada entre os dois elementos. Ainda assim, foi das concorrentes para quem eu afigurava este desafio de cantar Michael Jackson como mais difícil. Fiquei satisfeita com a mudança de atitude da Inês que também já vinha a ser necessária, gostei de a ver com mais ritmo, mas tenho pena que não tenha tido o swing necessário. Resta comentar o pormenor dos colegas no vídeo, um detalhe precioso!

Solange Hilário: Finalmente a Solange cantou uma música que combina melhor com a idade dela. Não exigindo tanta maturidade, exigia muito balanço, muito ritmo e esse, a Solange soube dar-lho. Julgo que foi das melhores em termos de espectáculo em palco e expressão corporal, com um ritmo bem groove, como diria o Manuel. Cresceu uns pontinhos na minha consideração desde as últimas galas. Ainda assim, apesar de reconhecer que tem boa voz, nem sempre esta foi para mim agradável durante a sua actuação, parecia que em certos momentos não encontrava o tom certo, e andava ali em experiências arriscadas.

Carolina Torres: Relativamente a esta candidata, em primeiro lugar quero dizer que a Carolina tem feito um percurso limpinho. Acerta nas escolhas musicais e se inicialmente gostava dela por ter alguma piada e muito carisma, a alguma piada que lhe achava tem-se transformado em muito talento. É dos típicos casos, que mesmo não tendo as melhores ferramentas (não considero de todo que tenha das vozes mais poderosas, o que não significa que não seja das mais interessantes e agradáveis), sabe conjugá-las de um modo fenomenal. Às vezes, os concorrentes que possuem as melhores ferramentas não são mestres em conjugar ferramentas da forma como esta concorrente faz e têm patinado brutalmente e desnecessariamente. Em segundo lugar, pelas suas qualidades vocais, mas fundamentalmente pela sua personalidade e piada, entre outros aspectos que não cabe aqui mencionar, penso que será das candidatas que obterá mais lucros com a participação no Ídolos. O Boucherie, produtor da SIC, já disse que de entre todos os candidatos, a escolheria a ela para apresentar um programa de televisão. Não sei se é este o rumo que ela quer seguir, mas estando ela a formar-se em Ciências da Comunicação, este não deixa de ser, como costumam dizer, um belo tacho! Em terceiro lugar, a prestação de hoje foi uma das melhores prestações da noite para mim. E, mais uma vez, numa situação destas, uma candidata é atirada para a corda bamba. Foi injusto também. Até porque, não consegui tirar os olhos do ecrã do inicio ao fim da sua prestação e a Carolina demonstrou mais uma vez um potencial vocal (perdoo as ligeiras vezes em que desafinou) e uma musicalidade que me surpreenderam.

Diana Piedade: A Diana em palco foi mais uma vez bombástica e arrebatou merecidos elogios. Adepta do estilo de música, sentiu-se definitivamente em casa, numa festa ou num qualquer sítio confortável e transmitiu isso para quem a via! Exibiu uma vontade imensa de agarrar a música, “domar” a música, de divertir e de se divertir, e conseguiu arrastar com ela o público, do inicio ao fim da música! Também demonstrou a melhor correspondência entre a expressão corporal e a letra da música, o que é um aspecto que torna a prestação ainda mais rica. Lá por ser Michael Jackson, o pessoal não deve abanar-se e gingar, por gingar! Só não gostava dos levemente esganiçados “Uuuuhhh”. Ainda assim, foi uma actuação gigante que dá vontade de rever e rever e rever… Fiquei pronta para ir para a disco! É sem dúvida das candidatas femininas, uma das que tem um estilo mais forte e demarcado.

Filipe Pinto: Esta noite, era uma noite para este candidato suar de nervos (coloquem uma música de suspense sob pano de fundo!): ou ia ou rachava! Tudo estaria de olhos postos nele, nesta que seria a primeira vez que iria mostrar um registo totalmente diferente do habitual, ainda para mais com um tema em que tantos não davam nada por ele. Era a sua oportunidade de provar que não era só um cantor grunge. Era a sua oportunidade de mostrar que não cantava apenas as músicas das bandas mais cool, i.e., Foo Fighters, Pearl Jam, Radiohead… Era a sua oportunidade para mostrar que o “hype” e “favoritismo” que a sic desde cedo lhe atribuiu, como aqui comentaram, era justificado. E então? Então eu verifiquei um grande improvement ao nível da expressão corporal. Sorriu, explorou e reinventou-se. Enquanto via o programa só pensava que quem atirava o Filipe a crocodilos famintos ainda antes de o ouvir, provavelmente mudou de ideias durante a gala. Se não mudou, também se respeita a opinião! Desta vez, ainda que não com um tema puramente grunge, deu-lhe claramente uma marca pessoal. Não traindo o estilo dele soube encontrar-se na música: às tantas a Billie Jean assumiu claramente um toquezinho filipiano, mas quem disse que isso era mau? Para mim não assassinou uma música, simplesmente, não copiou uma música, mas retratou-a com assinatura própria, ingrediente fundamental num Ídolo.

Carlos Costa: A gala dedicada a um dos cantores que mais se distinguiu pelo movimento, foi a gala em que este concorrente, de todos, o que mais se distingue pelo movimento, esteve mais sossegado. Não digo que foi má opção. Mas nesta gala, e pensando no estilo do querido Mogli, a música que lhe atribuía directamente, para deixar o palco em brasa era a Thriller. Na verdade, ninguém a cantou, talvez por esta ser vista como um grande risco porque é provavelmente a música mais emblemática do Michael Jackson. Voltando ao Carlos, não acho que tenha sido das melhores actuações da noite, mas também não acho que tenha sido assim tão morna como o júri a catalogou. Penso apenas que estamos habituados a ver o Carlos num ritmo electrizante e como o ritmo neste tema abrandou também o Carlos, naturalmente, reduziu e abrandou. Assim, cria-se a tendência de ver esta prestação como mais dengosa, mais mole e morna, mas na verdade, com o tema que era, o rapaz não poderia dar muito mais.

A Queen B declara mais uma vez, com seriedade, que tal como já disse, alguém que não foi enviado: o Salvador.
 P.S.: Aguardava uma música conjunta no final coreografada e não houve. Foi uma gala Michael Jackson e não há dança? (Beicinho…) Mas ok, ok. Eu sei que não é o que é suposto que eles façam.

31 comentários:

  1. Bem queen B, o teu comentário acerca da Carolina, não poderia estar mais de acordo.
    Ela não merecia, de facto, estar entre as menos votadas.. Tem demonstrado que com um timbre muito bonito (de uma voz que não é propriamente das mais poderosas, como dizes e bem), carisma e muita garra se conseguem fazer excelentes actuações.

    E para além disso a pinta da Carolina, as respostas que ela dá.. São fenomenais! ;) Pelo menos a mim, leva-me logo a pensar: "Esta rapariga é altamente!" :)

    Sim, ela é de todos a que tem mais futuro no panorama televisivo, não encontro outro concorrente com o à vontade e a pinta que ela tem.

    Filipa (júri on-line :))

    ResponderEliminar
  2. Concordo 100% ando com uma raiva do Salvador! fogo a Catarina não merecia sair, ando mesmo farto dele, sempre com aquele ar de parvo, a Inês e o Salvador neste programa só passam por que são os mais Quiduxos xD, achei uma injustiça temenda a Carolina e a Catarina serem as menos votadas da ultima gala, o Filipe supreendeu me bastante, pensava que ele não ia conseguir cantar mas afinal...

    ResponderEliminar
  3. A Inês e o Salvador já podiam sair !

    ResponderEliminar
  4. O Carlos só tem passado porque tem a Madeira toda a votar nele!
    em comparação co os outros, é fraquinho.

    ResponderEliminar
  5. Os melhores são a Diana e o Filipe!
    A Solange até canta bem, mas só aquela mania...

    ResponderEliminar
  6. Força Dianaaa, és a melhor !
    Tem um vozeirão do caraças, adapta-se a diferentes estilos de música, é simples e tem uma presença em palco invejável :)
    Não percebo onde os portugueses andam com a cabeça para não votarem nela .
    Isto sim, é um idolo.
    Pode ser que os portugueses acordem a tempo, e que pelo menos esta rapariga chegue aos 5 finalistas

    ...

    és grande rapariga ,

    Oyyeaaaaah (:

    ResponderEliminar
  7. Se nos juntássemos a voz do filipe, a força da diana, a presença de palco da solange, a beleza da catarina ,a descontracção do salvador, a segurança da inês, a atitude da carolina e os movimentos do carlos dava um idolo perfeito

    ResponderEliminar
  8. Os 5 cfinalistas deviam de ser:
    - Carolina;
    - Filipe;
    - Diana;
    - Carlos;
    - Inês. (Apesar de quem merece este lugar é a Solange, mas não suporto a mania.)
    É só a minha opnião.
    Não podia tar mais de acordo Quenn B em relação áCarolina, ela tem muito potencial, foi uma injustisa ter ficado na corda bamba, MUITA injustiça.
    Bjs
    Thelmi

    ResponderEliminar
  9. Para mim o top seven deveria ser:
    1º Filipe
    2º Diana
    3º Inês
    4º Carolina
    5º Carlos
    6º Solange
    7º Salvador

    A Solange merecia mais se n tivesse essa mania de miss!!!Isso irrita-me bué!!

    ResponderEliminar
  10. Oh o Filipe tem uma voz extraordinaria, mas cantou na mesma com o timbre roco, que é uma caracteristica dele. Por isso não foi supresa nenhuma, de alguma maneira tinha que cantar.

    ResponderEliminar
  11. Esta gente... GRRR! É muito mais injusto ter saido a Catarina do que a Carolina estar nas menos votadas!

    ResponderEliminar
  12. Pois, mas como querias tu que ele cantasse? É a voz dele, e alem do mais ele n tem um timbre nem pouco mais ou menos parecido ao do Michael e fez um esforço para encaixarse na música.Para mim ele foi o melhor da noite a par da Diana...FORÇA FILIPE!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Para mim o filipe foi o melhor da noite , a carolina tambem esteve bastante bem e os outros tambem mas acho que o filipe esteve fantastico.
    Esta a ficar dificil de escolher quem sai , todos sao muito bons.
    ass:kika

    ResponderEliminar
  14. Melhores da noite: Carolina, Diana e Filipe.

    Mafalda

    ResponderEliminar
  15. Solange,se vez este blog lembrate disto: o Ídolos n é um programa de miss... tu cantas bem mas destrois tudo com esa atitude bue falsa. O juri ta sempre a ajudarte pois desde cedo criaram muitas expectativas em pois (principalmente o manel) queriam q uma rapariga ganhasse os Ídolos, e agora tão a ser o teu soporte...Cuando cantaste Bad, o juri elogio te mas n disse nada sobre as tuas desafinações( como em todas as gala), en vez disso disseram ao carlos e á carolina q tinham desafinado cuando ninguem tinho ouvido uma única desafinação.Ah..., mais uma coisa cuando cantaste gaivota desafinaste q foi uma coisa medonha e o juri apenas disse: "tiveste um deslize". Antes gostava de ti, agora espero q saias!!!

    ResponderEliminar
  16. Penso que para o nível de dificuldade que esta gala impunha - não fosse ela dedicada ao grande Rei do Pop - (quase) todos estiveram bem. Pode não ser a opinião de outros mas para mim, quem não esteve (completamente) à altura foi o Salvador. Eu sei que ele tem lá o talento! Todos sabemos mas, ele não está a conseguir transmitir simplesmente.. nada.. Espero que a minha opinião mude! :)

    Uns dizem que a saída da Catarina foi injusta, outros dizem que foi justa. Eu digo: "só sei que nada sei"! Estamos numa fase em que se diz que é injusta a saída de um concorrente, mas se fosse outro, a injustiça continuaria. Estamos numa fase em que todos são bons! Cada um com o seu estilo, cada um com a sua personalidade..

    Melhor da noite: Diana - amei!
    Surpresa da noite: Filipe - eu adoro a voz dele, e adorei vê-lo nas outras galas, mas não estava mesmo nada à espera de uma actuação tão boa num estilo Pop. Um pouco filipiano, mas Pop! :)
    Pior da noite: Salvador - pelas razões que expliquei acima..

    ;) *

    ResponderEliminar
  17. Olá

    Continuo a achar que alguns dos concorrentes não tiveram o devido protagonismo noutras fases do programa, pelo que chegaram a finalistas com a maioria das pessoas a perguntar "Quem são estes?", eu incluída. É injusto? Sim, é, mas também deu a oportunidade a alguns concorrentes de nos surpreenderem. Por exemplo, a Catarina, que não conhecia, tem vindo a surpreender, apesar de achar que, tendo a Beyoncé como ídolo, imita muitos dos seus gestos (nomeadamente, e principalmente, quando cantou a "Sweet dreams").
    Considero a sua saída injusta, pois nas últimas galas tem mostrado qualidade, segurança e sobressaído.


    Quanto à quase saída da Carolina, confesso que preferiria que tivesse saído ela. É das concorrentes mais regulares, mas considero que ela tem mais simpatia do que qualidades vocais, pelo que não me chega aquela pseudo-simpatia-descontraída com alguns comentários inoportunos de vez em quando. Precisava de mais capacidade vocal, ainda que considere inteligentes as suas escolhas musicais. É uma "entertainer" e percebo a razão pela qual o Boucherie a veria como apresentadora.

    Confesso que também era das que gostava do Salvador e da Inês: originalidade, bom gosto e voz melodiosa(ainda acho que o Salvador tem uma voz melodiosa, mesmo que nao seja de grande extensao). No entanto, penso que é geral a desilusão em relação a eles, talvez por termos expectativas muito altas ou por lhes ter sido dado muito protagonismo. Será que já deram tudo o que tinham a dar e os outros, que antes eram "desconhecidos", foram os únicos capazes de nos surpreender?

    Quando é que todos os concorrentes vão
    "desabrochar" e mostrar tudo aquilo de que são capazes? O tempo escasseia.

    Bem, a Diana foi a melhor da noite, apesar de também a achar um pouco teatral (mas cada um é como é) e tem um "tique" vocal muito rockeiro, mas não há dúvidas de que é a mais segura, profissional e competente.

    O Carlos mudou o seu registo e podia ter-se saído melhor. Com a música tão calma, notaram-se as falhas e desafinações.

    Quanto ao Filipe, também mudou de registo, mas soou-me ao habitual. Foi competente. Não tenho nada contra o Filipe, acho que canta muito bem, só não me sinto ligada e ele (na verdade, não tenho nenhum concorrente favorito).

    A Solange trouxe a energia que os concorrentes anteriores nao tinham trazido, mas o início do refrão "you know i'm BAd" soava sempre gritado e na nota a lado.

    Não achei que a gala tivesse sido muito má, mas senti realmente falta de energia por parte da Inês e do Salvador. Será que os comentários negativos das últimas galas os deitaram abaixo? Por vezes, mal os consegui ouvir cantar com a banda a tocar :/ e penso que isto se deve ao facto de não terem uma voz potente.

    Boas galas!

    P.S. Quanto à polémica Diana-sobrinha-do-Manuel, qualquer pessoas se apercebe das qualidades delas; não precisava de cunha. O problema que se coloca tem a ver com o facto de noutros programas deste género ser explicitamente proibida qualquer relação familiar com alguém ligado ao canal (exemplo: Operação triunfo, não se pode ter nenhum familiar ligado à RTP), quanto mais ao programa em si. De qualquer maneira, não sei por que leis se rege o "Ídolos". Eles hão-de saber.
    ;)


    Babs

    ResponderEliminar
  18. P.S. "Rúbrica" escreve-se "Rubrica" ;)

    Babs

    ResponderEliminar
  19. ups "qualquer pessoa se apercebe das qualidades dela" *



    Aproveito para acrescentar que também esperava que dançassem, depois de ver imagens de ensaios de dança.... ?

    Babs

    ResponderEliminar
  20. Para variar n tive paciencia pa ler os comments todos, mas li atentamente a tua rubrica. Mais uma vez, concordo com quase tudo! Excepçao feita para a Catarina - assumindo o mega brilharete da semana passada (arrepiei-me, confesso!) - a miuda nao me cai no goto. Não mesmo. E ja que nao ia ganhar... sair agora ou pra semana, é a mm coisa. lol

    Tenho muita pena do q estao a fazer com a Ines; acho q ela faz actuaçoes brutais, e é altamente criticada. Eu sei que ela nao é intocável, mas n é preciso tanto!

    Aquela Solange ja mete dó. Não me admiro que vá p'ra corda bamba! A amuar com as criticas? E aquela maneira de falar à Luciana Abreu? "coitadinhos dos pobrezinhos.." For God's sake!

    Realmente tb nao gstei muito do outfit da Claudia, mas uma gala mais arrojada ate justifica..

    um beijinho Queen! *

    ResponderEliminar
  21. Para mim os melhores da noite foram o Filipe e a Diana!

    ResponderEliminar
  22. Babs,

    a hipótese mais razoável que coloco é que talvez os ensaios de dança tenham sido só um workshop de dança no qual os candidatos tiveram oportunidade de participar, mas sem qualquer objectivo relacionado com a gala.

    ResponderEliminar
  23. Jo,

    é bom ter seguidores fieis como tu :) Beijinho *

    ResponderEliminar
  24. Pois, pode ter sido apenas para se libertarem e entrarem mais no universo MJ (ou aprenderem dança no geral), para depois aplicarem alguns movimentos de forma espontânea nas actuações.

    Babs

    ResponderEliminar
  25. A melhor da noite foi sem dúvida a Diana seguida do Filipe !
    Acho que a Diana vai sair para a semana , por isso temos de votar com força pessoal, para que saia é o Salvador e não a Diana .

    ResponderEliminar
  26. Força Diana , és a maior !

    ResponderEliminar
  27. alguem me pode dizer as musicas para a 5ºgala?

    ResponderEliminar
  28. queeen been sabes as musicas para a proxima gala?

    ResponderEliminar
  29. Para quem tem perguntado as músicas para a próxima gala, anuncio que desta vez desconheço totalmente :)

    ResponderEliminar
  30. mas conheces alguem, que saiba? e que eu quero mesmo saber

    ResponderEliminar