segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rúbica da Queen B - Gala 3




O meu espírito natalício faz-me estar benevolente, e desta vez não vou mostrar muito as garras relativamente à realização do programa. Até acho que existiram menos erros e os apresentadores vão aprendendo e crescendo. A Claúdia Vieira, ainda não disse aqui, mas tem estado fantástica ao nível de guarda-roupa e penteados. Até a Roberta já veio com um penteado mais clássico que lhe assenta bem melhor, do que o look espanador da gala passada. Nisto, só lamento o pré-resumo do Ensaio Geral e que os votos abram quando os candidatos ainda não cantaram. Só assim se percebe que a Diana tenha ido para a “corda bamba”, e mesmo assim eu não percebo.

Só uma breve notinha para o reportér William King of Love. Eu dedico-te umas linhas rapaz! Acho que esta é uma personagem verdadeiramente estilo MTV, muita cómica. Para já não enjoa e tem muita piada. Não sei se iria sair-se igualmente bem se a entrevista que fez fosse mais extensa, mas isso é outra conversa...

Eis os nove grandes talentos, que fizeram este programa valer a pena:

Inês Laranjeira: A típica música que imaginava a Inês a cantar… Acenta-lhe que nem uma luva, tal como comentou o júri. A verdade é que se existem músicas-tipo para o Filipe também começam a existir para a Inês, que é extremamente fiel ao próprio estilo. E talvez por este motivo também, de que só um registo por vezes enjoa, já me surpreendi mais com esta candidata. Teve uma prestação interessante, com destaque para o visual e expressividade durante toda a interpretação (que aliás também já é um “habitué”) e com nota negativa para o que o júri comentou: encostou-se demasiado a Bjork e isso fez com que escorregasse ligeiramente. Era sem tirar algum crédito de facto uma música complicada como eu sei lá! Mas assistindo-se a repetição de estilo, o que eu acho da Inês é só mesmo isso: foi boa. Já não é aquele brilhante, espectacular!

Salvador Sobral: O querido Salvador continua apostado em conquistar a namorada. Atenção miúdo que a tua aposta mais uma vez deve ser conquistar o público e o júri. Cantou uma música com muito sentimento e coração, notava-se especialmente um toquezinho de coração enquanto pronunciava o “I’m Your Man”, foi bonito de se ver. Também, apresentou uma pose mais madura, como não poderia deixar de ser com o tema escolhido, mas confesso que para mim o Salvador não é este. Para mim o Salvador é o puto do programa, o gozão, o divertido, o espontâneo. Nesta prestação foi Salvador, “O Contido”, que escorregou ligeiramente… Mas o rapaz gostou do que fez, e sentiu-se lindamente a cantar esta música, por isso, uns pontitos para o Salvador!

Solange Hilário: A Solange volta a apostar em músicas perigosas. Acho que procura tanto agradar, corresponder ao que o júri vai pedindo que isto acaba por não abonar a favor dela. De facto, a rapariga cresce em beleza a cada gala que passa, mas também decresce em termos de prestações. Alguém se lembra que ela teve uma prestação verdadeiramente estonteante na primeira gala? Desta vez ela espalhou-se logo ao início. O perfeito coração afinal era um coração aflito. Quando ela pronunciava a segunda sílaba, só se ouvia um doloroso “eeeiiiii”. Estranhei que o Laurent, técnico da coisa, que insiste em esmigalhar certos concorrentes com pormenores técnicos (e acho bem porque é o papel dele!) não se tenha pronunciado relativamente a Solange, até pensei se fomos só nós cá em casa que reparamos neste defeito, mas o Manuel felizmente mostrou que afinal não estamos com defeitos de audição. Há que ser imparcial amigo Laurent! E sim, está na altura da Solange começar a escolher músicas para a idade dela. Não porque não tenha potencial para qualquer coisa. Mas porque tem escolhido músicas que eu só imagino pessoal de 40 anos para cima a cantar.

Mariana Tavares: Música bonita e é sem dúvida a formiguinha trabalhadeira deste programa. Não dava nada por ela no grupo dos 15, mas foi ficando e ficou bem. Nesta gala foi a palco com garra e é de uma simpatia e humildade que eu aprecio imenso. No entanto, foi a última vez que ouvimos e vimos uma prestação da menina mais doce do Ídolos, e a meu ver justamente. Apesar de tudo, acho que os outros concorrentes têm mais potencial. Lamentei que ela não tivesse direito a cantar no fim. O programa estava atrasado e cortaram esta oportunidade à rapariga!

Filipe Pinto: Finalmente e depois de muito ruminar sobre isto, na 3ª rubrica encontrei uma palavra que categoriza a pose do Filipe enquanto canta! É a pose à spider man! Vejam lá como ele se baixa sobre as pernas para um lado e para o outro, mesmo ao estilo… Isto para ser simpática, porque estejam certos que já ouvi quem lhe chamasse simplesmente pose de casa de banho. Mesmo assim esta pose nesta gala esteve reduzida. Quando soube da escolha do Filipe, tal como muitos de vocês, eu também pensei “Again? Vais ser arrasado e com razão.”. No entanto, no jornal 24 horas, o rapaz justifica que a música já estava escolhida, e que a partir daqui, se ficar, prometerá a mudança de registo. No entanto, eu pensei: se ele for inteligente, tenta dar a esta música um tom de balada e um pouquinho menos grunge. O que é que ele fez? Fez o mesmo do costume, mas como faz espectacularmente bem, ninguém o arrasa substancialmente. Pronto. Não posso deixar também de referir que não tolerei vê-lo de olhos pintados: que coisa foi aquela? Outro aspecto é que apesar deste candidato não ter pose de ídolo, o estúdio agita-se de uma forma com a prestação dele que não o faz com mais nenhum concorrente. E na verdade, o factor ídolo também se faz pela reacção do público, certo? Vê-se e ouve-se de forma especialmente destacada como o público reage a este candidato.

Catarina Boto: [Primeiro um comentário totalmente aparte e desnecessário: a rapariga é a cara do pai!] Ponto da situação: Catarina escolhe Beyoncé. Escolha para conquistar. Lição mais que estudada. Foi, na minha opinião, a sua melhor prestação. A tal ponto, que gostando do seu estilo ou não, achando que a moça é pirosa ou não, considerei que seria profundamente injusto se ela saísse. Esteve bem em termos de voz, em termos de encenação e presença em palco, e além de ser uma candidata segura, ela efectivamente tem crescido muito. Esteve espectacularmente bem, admito!

Carlos Costa: Eu sei que a Lady Gaga é o último grito, mas não atino com a mulher nem por nada, então já pela escolha, não fiquei muito entusiasmada. No início da actuação, a voz do Mogli esteve totalmente apagada, mal se ouvia por entre a banda. A partir do refrão melhorou substancialmente. Achei que não foi a melhor música para a voz dele e já o vi a fazer melhor. De qualquer forma, em termos de show-off e com escola em musicais, está naturalmente muito à frente. Também, não posso deixar de referir que adoro a alegria com que este concorrente deixa o palco: um sorriso gigante que torna evidente que ele quer mesmo estar ali e ainda bem!

Diana Piedade: Tendo em conta o vídeo dos ensaios fiquei feliz por perceber que ia ouvir a Diana no registo que mais gosto de a ouvir, assim um registo a cair para o r&b. Achei que esta seria uma das candidatas que mais brilharia nesta gala. E não me enganei. Foi para mim a melhor prestação da noite, empolgante e emocionante. Que monstrinha, no bom sentido! Não hesitava aos seus pedidos “Come on!”. Viveu e foi a música verdadeiramente. Foi injusto que lhe retirassem todo este prazer atirando-a para a “corda bamba”.

Carolina Torres: Não conhecia a música, confesso. Então, estava convencida de que qualquer coisa que saísse, desde que boa, iria convencer. E convenceu. Fiquei com o “pa pa pa pa pa, pa pa pa pa pa” na cabeça! Destaque-se a forma como tirou partido do palco e espaço envolvente, apreciei! Em termos vocais, se na semana passada ficou aquém para mim, desta vez voltou a convencer-me e a cair nas minhas boas graças. Um concerto dela era sem dúvida um concerto que pagava para ver. Mas também pagava para ver um concerto de quase todos eles =P Eu sou uma doçura… De qualquer forma, gostava de ter assistido aquela prestação ao vivo.

A Queen B declara mais uma vez, com seriedade, que tal como já disse, desta vez enviaria para casa precisamente quem foi enviado.

Feliz Natal a todos!

P.S.: Atenção que para já acho que ainda são eles que escolhem as músicas, mais para a frente é que não.

P.S. 2: Repararam que quando os concorrentes fizeram as dedicatórias estavam com a roupa da gala passada? Assim compreende-se muito bem que realmente as escolhas já estivessem feitas há muito tempo.

P.S. 3: A próxima gala é que vai ser a de tributo ao “Miguel” Jackson? É que se for já sei quais são os temas que lhes calham.

23 comentários:

  1. Concordo com as observaçoes, so acho que o Filipe é fantastico e que ele canta mesmo bem , nao gosto da catarina pelo arzinho dela , mas canta bem.

    ResponderEliminar
  2. Também reparei que eles tinham as roupas da gala 2, pelo que as escolhas já estavam feitas ... não se pode dizer que o Filipe não seguiu os conselhos do júri. Os melhores de ontem foram o Filipe, a Catarina, a Diana e a Carolina. Eu tenho curiosidade em ver o Filipe noutro registo, mas onde eu gosto realmente de o ver é no estilo que ele tem escolhido e espero que depois de uma ou outra música mais diferente, ainda o veja em mais actuações mais alternativas. Devo dizer que, mesmo com outro tipo de música, quero que ele mantenha algo seu.

    Por acaso o Filipe tem sido dos poucos que ainda não esteve menos bem ... tem-se mantido sempre nas 3/4 melhores actuações nas 3 galas que já se realizaram, ou seja, tem conseguido manter um bom nível. As críticas não têm sido ao nível da voz ou afinação, mas o facto de não mudar o registo. Também não gostei que lhe tenham pintado os olhos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo em tudo o que disses-te (sonia)

    ResponderEliminar
  4. bem, a mim a catarina já convenceu completamente (e eu nao dava nada por ela), eu quero la saber do ar enjoado ou não dela.. se canta bem, se da show, se é segura.. por que raio é que ainda tentam arranjar desculpas pra nao gostar dela? ainda nao entendi..foi para mim a melhor nesta gala, a par da diana, que tb adoro.. acho que a ines foi duramente criticada quando nao foi a pior da noite (de realçar que na altura de opinar os juris raramente dao foco as qualidades desta candidata) enquanto que a solange (uma das minhas favoritas) ja se anda a esbalhar ha 2 galas e nao teve comentarios tao duros... sobre o filipe, de quem tb gosto, resolvi não comentar pois só o farei quando souber do que ele é capaz noutro registo (ele canta mesmo muito, mas a mim parece que o ouço sempre a cantar a mesma musica..). a carolina a semana passada nao me convenceu, mas esta semana esteve igual a si mesma.. gostei bastante! a mariana esteve bem.. mas nao o suficiente pelos vistos.. no meu ponto de vista o salvador merecia mais a expulsão.. mas era entre estes 2 portanto tb não ha problema.. eheh
    agora a nota para mim vai para um ponto muito interessante de ontem e nao so... o carlos.. ele canta sempre musicas do mais pop que ha por aí... ele e a catarina são os unicos que desde o inicio se colam mais a imagem pop... no entanto sao talvez os mais criticados por serem azeiteiros (ele principalmente por parte do juri).. alias, o manuel so fala mal de todas as musicas pop que aparecem.. falam muito do proximo ídolo pop, mas na cabeça deles so lhes interessa o r&b, o soul ou entao os classicos.. tipo alicia keys, beyonce, stevie wonder.. ou numa onda mais portuguesa o rui veloso ou assim.. caramba, goste-se ou nao.. o pop actual nao é o mesmo de ha uns anos atrás, nem é r&b.. ha k ter mente aberta. acho mesmo que falta coerencia ao juri em alguns pontos

    ResponderEliminar
  5. Subescrevo tudo o que disseste anónimo do comentário numero 4! LOL.. Muito bem analisado ;)

    ResponderEliminar
  6. Bem vistas todas as observações. Só quero acrescentar que talvez o júri queria fugir ao pop-pimba. Querem um ídolo pop, mas que não seja pimba, alguém que esteja de facto mais a pender para o rock e r&b. É que lá fora, pop em muitos casos é sinónimo daquilo a que chamamos pimba cá. Independentemente da qualidade ou não do género, e admito que possa haver quem goste, eu não gosto e não compro. Só para dar um exemplo, experimentem traduzir algumas músicas da Lady Gaga e pensar como seria ouvi-la em português, para mim é pimba e eu não quero escolher um Ídolo pimba. De qualquer forma acho que os candidatos não têm sido pimba. Nem a Catarina, nem o Carlos, que são considerados os mais pop. Fora isso, mente aberta ;)

    ResponderEliminar
  7. Queen B, diz para a gente quais são as músicas da gala de Tributo ao King of Pop :)
    Sou fã incondicional desde sempre do Michael Jackson e fiquei curiosa quanto às escolhas dos "nossos" pequenos Ídolos :)

    PS.: adoro as análises das galas! Estão sempre muito bem construídas! :)

    ResponderEliminar
  8. Queen B, eu sinceramente acho que as tuas opiniões são ou muito boas ou muito más. Eu sinceramente não gostava da Catarina Boto, e passei a fã dela, e tu dizes "gostando do seu estilo ou não, achando que a moça é pirosa ou não".. O que é isto? A rapariga até é girita , e a mais pop, se não gostas do seu estilo, é porque preferes o estilo do Filipe, e dá à partida que ele é o teu favorito e por isso essas classificações ganham muita a influencia das tuas preferencias e não por serem justas. Por exemplo a Mariana, cantou bem melhor que pelo menos o Salvador, a Inês ou a Solange. E as tuas avaliações são do pior, quando comparamos as avaliações com a dos outros. Ela fez pelo menos uma das 5 melhores perfimances na 1ª gala e teve em 9º ou 10º, poupa-me isto é tudo uma fantuchada. Acho que stás só a ter trabalhado para a tua opinião. Os melhores que lá estão são a Catarina, Diana e Carlos, apesar de achar que a Solange e a Ines têm mais talento do que já mostram. Quanto à mariana e à MAriline que infelizmente ja sairam, desejo-lhes boa sorte.

    Blog muito bem construido mas não passa de preferencias do "juri online", que ja vem de antes e não de agora..

    ResponderEliminar
  9. eu concordo com as opinioes da Queen B, acho que sao justas.
    Há e a catarina é uma pimba , tem falta de nivel , ela é arrogante mas canta bem , é o que eu acho , mas ja estou farta de ve-la no programa para mim sai ja na proxima gala ou melhor para mim nem passava da 1º gala.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo: Tal como disse na minha opinião pessoal, é inevitável que todos tenhamos preferências. Eu realmente tenho as minhas, nunca o escondi. Mas sinto-me sinceramente capaz de criticar toda a gente independentemente disso, e não acho em momento algum que tenha sido injusta :) E só é óptimo que as pessoas não concordem com tudo o que eu disse, agradeço-te pelo teu comentário! Eu não concordo com toda a gente, era parva se quisesse que toda a gente concordasse comigo ;)
    Se prefiro o Filipe à Catarina? Talvez, mas nunca disse que ela foi má, e nunca disse que o Filipe foi o melhor, repara! Quanto aos comentários, eu faço comentários gerais, tendo em conta o feedback que vou tendo das pessoas e não apenas com aquilo que eu penso. Claro que tento sempre deixar alguma coisa de mim na crónica, foi sempre esse o meu objectivo desde a primeira gala: deixar aqui a minha visão da gala. Deixar a minha visão não significa querer impingi-la aos outros ;) De qualquer forma, o comentário, "gostando do seu estilo ou não, achando que a moça é pirosa ou não", não se referia à minha opinião directamente, mas ao que mais se ouve dizer acerca dela! Acho que não digo: eu acho que ela é pirosa, eu não gosto do estilo dela. Também nunca disse que ela era feia ;)
    De resto, acho que não sou nada má, com nenhum deles, nas críticas que faço actualmente. Efectivamente já eram todos muito bons, agora, se vamos aqui discutir quem são os melhores que lá estão, isso será eternamente e puramente subjectivo.

    ResponderEliminar
  11. pior da noite: Filipe e Salvador
    melhores da noite: Catarina e Diana

    ResponderEliminar
  12. Descordo completamente
    Melhor da noite: Talvez tenha sido o Filipe (apersar de ter sido no mesmo registo esteve bem)
    Surpresa da Noite: Catarina Boto
    Desilusão da noite: Solange Hilário
    Pior da Noite: Salvador Sobral

    ResponderEliminar
  13. Mas o mesmo registo sempre cansa!!!!
    Ele não é assim tão bom.
    Quanto ao Solange acho que ela não foi a desilusão, cantou em PORTUGUES e cantou com sentimento!

    A desilusao foi o FILIPE, canta sempre do mesmo!!

    ResponderEliminar
  14. Eu digo que foi a desilusao porque desafinou , nao é uma grande desilusao.
    O filipa ja disse que vai mudar , alem disso as musicas ja estavam escolhidas.

    ResponderEliminar
  15. Dizer que o Filipe foi o pior da noite é um exagero. Não interessa se foi no mesmo registo (e já sabemos que as músicas já estavam escolhidas), temos que analisar o desempenho e ele para mim esteve muito bem.

    ResponderEliminar
  16. queen obrigada pelas tuas palavras. ja muito ouvi sobre a gala, mas a minha opiniao favorita e mais credivel será sempre a tua :P LOL SIIIIM PQ EU ADORMECI!!!! que juri irresponsavel me sinto...

    ResponderEliminar
  17. Jo,

    quando o sono fá-la mais alto, há que repô-lo! Ou pelo menos isto é o que eu estou a tentar dizer a mim própria para me tentar convencer que não faz mal eu ter acordado hoje duas horas depois do previsto =P

    ResponderEliminar
  18. O sono estava a falar muito alto, dei um erro ortográfico imperdoável XD *fala

    ResponderEliminar
  19. Queen B, escreves muitissimo bem (tirando ali o errozito ortográfico emperdoavel :b) e geralmente estou de acordo contigo! Gosto imenso deste blog e das tuas criticas (:

    ResponderEliminar
  20. A música escolhida pela Solange é, a meu ver, insuportável e talvez por isso considere que a sua prestação não foi além de mediana. Já o Filipe cantou bem, não me senti tão mal como quando o ouvir a cantar Disarm. Apesar disso, não vejo onde é que ele cantou melhor que o vocalista dos Foo Fighters, como disse o Manuel.

    Mafalda

    ResponderEliminar
  21. Queen B,
    A próxima gala será de facto tributo ao senhor da pop...
    Conta lá que musiquinhas que os nossos meninos vão cantar... =)

    ResponderEliminar
  22. Nao gosto do que disses-te do Filipe,mas respeito ;D Achas que ele numa semana conseguia fazer uma transformaçao dessas?? Transformar aquela musica numa balada?? E é a produção que trata deles (em relaçao aos olhos pintados...) E quanto à postura acho isso uma estupidez, isso ja é imbirrar com o rapaz... cada passo que ele dá tao logo todos em cima... mas enfim...

    ResponderEliminar
  23. A Diana foi um espectáculo .
    penso que não merecia sair para já !
    Quem deveria sair serio o salvador .--'

    ResponderEliminar